CPI da Covid-19 de Jataizinho vai analisar documentação antes de tomar depoimentos


Rafael Machado - Grupo Folha
Rafael Machado - Grupo Folha

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) criada para investigar possíveis desvios de verbas federais da Covid-19 em Jataizinho (Região Metropolitana de Londrina) definiu nesta segunda-feira (7) as funções dos três integrantes. Autor do requerimento que pediu a formação do grupo, o vereador Antônio Brandão de Oliveira (PDT) foi escolhido como presidente. Vânia Patrícia (Cidadania) será a relatora e Luciano Tarosso (PL) atuará como membro. Os dois meses que a comissão terá para concluir os trabalhos começaram a valer no mesmo dia, ou seja, o relatório final deve estar pronto até 7 de agosto.

 

CPI da Covid-19 de Jataizinho vai analisar documentação antes de tomar depoimentos
Reprodução/Youtube Câmara de Jataizinho
 


O primeiro passo foi pedir ao prefeito de Jataizinho, Vilsinho Quirino (PDT), notas fiscais e cópias de licitações onde os recursos relacionados ao coronavírus teriam sido aplicados entre março de 2020 e maio deste ano. A gestão de Dirceu Urbano, derrotado nas eleições do ano passado, também será investigada. A vasta documentação deve chegar até a semana que vem. As reuniões da CPI serão semanais, sem um dia específico. 


Vânia acredita que a convocação de pessoas para depor só vai acontecer depois da análise de todos os papéis. "Essa fase vai demandar muito tempo. Se constatarmos irregularidades, aí vamos aprofundar com os depoimentos. Não queremos fazer nenhum julgamento precipitado", avaliou. 


A suspeita é que mais de R$ 770 mil enviados ao município para combater à doença tenham sido aplicados para pagar materiais odontológicos, de construção, manutenção de veículos e gastos com gestão empresarial. Segundo o regimento interno da Câmara de Jataizinho, os possíveis apontamentos da CPI serão encaminhados ao Ministério Público para eventual responsabilização criminal ou cível. 

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito
Assine e navegue sem anúncios [+]

Últimas notícias

Continue lendo