A Câmara Municipal de Jataizinho (Região Metropolitana de Londrina) abriu uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) nesta semana para apurar possíveis desvios de recursos destinados exclusivamente ao enfrentamento da Covid-19. O requerimento apresentado pelo vereador Antônio Brandão de Oliveira Netto (PDT) cita que R$ 771.646,80 para combater a doença teriam sido usados para pagar materiais odontológicos, de construção, manutenção de veículos e gastos com gestão empresarial, dentre vários outros.

Imagem ilustrativa da imagem CPI vai investigar possíveis desvios de recursos para Covid-19 em Jataizinho
| Foto: Reprodução/Youtube Câmara de Jataizinho

O parlamentar se baseou em um relatório retirado do Portal de Transparência da prefeitura para fazer o pedido. Conforme o documento, assinado por outros seis vereadores, as irregularidades teriam acontecido em 2020, último ano do mandato do então prefeito Dirceu Urbano (PDT) - ele tentou a reeleição ano passado, mas perdeu para Vilsinho Quirino (PDT), eleito com 3.070 votos.

Durante a sessão da última segunda-feira (24), Luciano Tarosso (PL), Vânia Patrícia (Cidadania) e Antônio Brandão, autor da ideia, foram eleitos para compor a comissão. A função de cada um ainda não foi definida. Isso só acontecerá 10 dias após a publicação da ata de nomeação dos integrantes. "Temos o mesmo poder que a CPI do Senado. Podemos solicitar documentos, a quebra de sigilos e convocar empresas que teriam recebido a verba", informou a vereadora.

O grupo terá dois meses para concluir os trabalhos, mas o prazo pode ser prorrogado pelo mesmo período. A FOLHA tentou contato diversas vezes com o prefeito Dirceu Urbano, mas ele não atendeu as ligações. Segundo o boletim divulgado nesta terça (25), Jataizinho contabiliza 34 mortes e 105 casos ativos do coronavírus. Setenta e um pacientes estão em isolamento domiciliar e 34 permanecem em investigação.