O juiz da 146ª Zona Eleitoral de Londrina, Luiz Valerio dos Santos, determinou que a Coligação “Londrina Forte de Novo” e o candidato à prefeitura de Londrina Tiago Amaral (PSB) deixem de veicular a propaganda eleitoral em que os oponentes Marcelo Belinati (PP) e Boca Aberta (Pros) são mencionados. A decisão, do dia 31 de outubro, atende a um pedido da defesa do candidato Boca Aberta, que também solicitou o direito de resposta em emissoras de rádio e TV, porém não teve este direito concedido.

Imagem ilustrativa da imagem Campanha de Tiago Amaral perde direito de veicular propaganda que menciona Boca Aberta
| Foto: Reprodução Youtube

Na peça, Amaral afirma que Boca Aberta “não pode disputar a eleição” após mencionar que eleitores votariam em Belinati com“medo” de que Boca Aberta “pudesse ganhar”. O candidato faz uma alusão ao fato de que Boca Aberta teve sua candidatura ao cargo de prefeito indeferida em razão da cassação de seu mandato como vereador em Londrina, em 2017. Entretanto, a decisão é em primeira instância e o candidato recorreu ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná e pode manter a campanha. Desta forma, Amaral busca "confundir" o eleitorado, considerou o juiz, uma vez que a decisão sobre a candidatura de Boca Aberta ainda não transitou em julgado, ou seja, o candidato pode recorrer em instâncias superiores.

Procurada, a assessoria de Tiago Amaral informou que as emissoras já foram orientadas a retirarem a propaganda do ar.

Na semana passada, a Justiça já havia concedido uma liminar para evitar o envio de fake news de Boca Aberta contra Tiago Amaral.