A Câmara Municipal de Londrina foi informada, na noite desta quarta-feira (30) pela Justiça Eleitoral que foi marcada para o dia 13 de janeiro uma nova totalização dos votos dos vereadores em Londrina, em virtude da decisão judicial que permite ao vereador Roberto Fú (PDT) assumir uma cadeira na próxima legislatura. Só depois desta data ele poderá ser diplomado e tomar posse. Desta forma, o vereador eleito Marinho vai tomar posse nesta sexta-feira e seguirá como vereador até que Justiça Eleitoral notifique a Câmara para fazer a alteração.

Imagem ilustrativa da imagem Câmara de Londrina é informada de decisão que beneficia Roberto Fú
| Foto: Devanir Parra / Divulgação CML

ENTENDA O CASO:

No dia 17 de dezembro, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) julgou procedente a ação anulatória proposta pelo candidato a vereador de Londrina, Zezinho Fisioterapeuta (PDT), e reconheceu que houve a violação dos direitos da pessoa com deficiência. José Giuliangeli Castro, conhecido como Zezinho Fisioterapeuta, é deficiente visual há 27 anos e deixou de complementar sua prestação de contas referentes as eleições de 2018, porque não compreendeu o teor de uma intimação que lhe foi entregue por escrito.

LEIA TAMBÉM:

Último boletim da Sesa de 2020 soma 7.912 mortes na pandemia

Acordo para a compra da Coronavac será assinado na semana que vem, anuncia Belinati

Diagnosticado com Covid-19, prefeito de Faxinal é transferido para Londrina

Com esta decisão, o registro de candidato de Zezinho Fisioterapeuta foi deferido e os 1.080 votos obtidos por ele passam a ser computados ao PDT Londrina. Isto é, pelo cociente eleitoral a legenda passa a ter direito a uma vaga na Câmara Municipal de Londrina, deve ser ocupada por Roberto Fú que poderá passar para o quinto mandato consecutivo.

Com a confirmação, o MDB que elegeu Mario Correa Faria Junior, o servidor público conhecido como Marinho que obteve 1.990 votos em 15 de novembro. Já Fú conquistou 1.844 votos, mas com a soma dos votos de Zezinho, o PDT ultrapassa o MDB na soma da legenda.