A garantia de que o Contorno Leste de Londrina será incluído na concessão do pedágio pode vir em uma reunião marcada para o dia 7 de fevereiro, em Brasília. Como noticiou a FOLHA na edição desta segunda-feira (22), lideranças da região devem se encontrar com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), para debater o assunto e a desativação do ramal ferroviário entre Londrina e Ourinhos (SP).

Quem já tem participação confirmada neste encontro é o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), que há meses vem ressaltando a importância de a obra ser viabilizada através da nova concessão. É uma demanda antiga da região.

"Temos a expectativa de que o ministro [Renan Filho] se sensibilize para que possamos resolver essa questão do Contorno Leste, que será essencial para acelerarmos ainda mais o processo de industrialização de Londrina", disse Belinati à FOLHA.

LEIA MAIS

Reunião com Renan Filho sobre Contorno Leste será no dia 7 de fevereiro

A mobilização regional pela obra ocorre porque se trata de uma importante intervenção para a região de Londrina. Com cerca de 23 quilômetros de extensão, vai da PR-445, na chegada de Curitiba, até a BR-369, na divisa entre Londrina e Ibiporã.

O deputado estadual Tercílio Turini (PSD), que anunciou a data da reunião, pontuou que, além de prefeitos e parlamentares estaduais e federais que representam a região de Londrina, o encontro deverá ter a presença da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) e do deputado estadual Arilson Chiorato (PT), que têm ajudado no diálogo com o Governo Lula. “Vai estar bem representado”, avalia Turini.

Esse é um momento de definição porque os Lotes 3 e 6 estão em pauta neste começo de ano. A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) encaminhou na semana passada estudos e documentos dos lotes para o TCU (Tribunal de Contas da União). Mas, ainda, é possível fazer alterações nos projetos.

Também na semana passada, Chiorato enviou à ANTT um pedido para que os documentos sejam públicos para garantir a transparência do processo. A tendência é que os leilões ocorram no segundo semestre.

"Temos a expectativa de que o ministro [Renan Filho] se sensibilize para que possamos resolver essa questão do Contorno Leste, que será essencial para acelerarmos ainda mais o processo de industrialização de Londrina", disse Marcelo Belinati
"Temos a expectativa de que o ministro [Renan Filho] se sensibilize para que possamos resolver essa questão do Contorno Leste, que será essencial para acelerarmos ainda mais o processo de industrialização de Londrina", disse Marcelo Belinati | Foto: Douglas Kuspiosz