Em uma tentativa de ficar mais próxima das demandas do interior, a Assembleia Legislativa (AL) do Paraná vai começar a visitar eventos pelo estado. A primeira parada será na próxima semana, na 61ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina 2023). Entre os dias 12 e 15 de abril, membros da Casa ficarão em um estande para atender políticos da região, representantes da sociedade civil e os visitantes da feira.

“Vamos reunir, com a mobilização dos deputados locais, as entidades representativas para que possamos ouvi-las em relação às reivindicações regionais de Londrina. Aí a Assembleia abraça a causa, e ela não fica individualizada como pleito de um deputado ou de outro”, explicou o presidente da AL, Ademar Traiano (PSD), em entrevista à FOLHA.

Conforme o chefe do Legislativo, um documento elaborado a partir de demandas colhidas pelos parlamentares da região com essas entidades será entregue oficialmente na noite de quarta-feira (12). “O Legislativo não pode ficar distante do interior do Paraná”, afirmou.

A agenda, no entanto, não significa que haverá sessões plenárias em Londrina. Ainda não foi divulgado quantos e quais parlamentares estarão na feira.

Pedágio

Questionado quanto ao engavetamento de uma nova Frente Parlamentar do Pedágio na AL, Traiano defendeu a medida tomada nesta semana na Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicação.

“Para a aprovação de uma frente parlamentar, tem que se passar pelo crivo das comissões pertinentes. Quando a Frente Parlamentar [do Pedágio] foi criada no passado, a Comissão de Obras opinou favoravelmente, porque não havia nada que pudesse criar embaraço. Agora a Comissão de Obras entende que a Frente Parlamentar cumpriu o seu papel e ela assume o comando das movimentações.”

Aliado do governador, o presidente do colegiado, Gugu Bueno (PSD), decidiu pela criação de um grupo de trabalho para acompanhar as tratativas do novo modelo de concessão de rodovias. Havia um impasse desde fevereiro por conta de dois pedidos de frente parlamentar sobre o mesmo tema — um protocolado por Arilson Chiorato (PT), da oposição, e outro por Delegado Jacovós (PL), da base de Ratinho Junior (PSD).

O presidente da Casa também fez coro ao discurso de Palácio Iguaçu de estar próxima uma definição do tema nas negociações com o governo federal. “A questão pedágio está chegando para sua fase final e acredito que não tenhamos nada mais de novo. Pelas informações que se tem, no máximo em 30 dias deve estar resolvido o assunto.”

Violência em escolas

Traiano ainda comentou os recentes episódios de ataques em escolas e pediu providências ao Executivo estadual. “O momento é crítico. Se não estancar isso, nós vamos viver cenas horrorosas no nosso estado. O governo precisa começar a pensar em iniciativas para dar proteção tanto a professores quanto a alunos.”