Um artigo escrito pelo então advogado da União em Londrina e atual Advogado Geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça, e publicado pela FOLHA em 31 de outubro de 2002 vem sendo lembrado nas redes sociais e em sites noticiosos como posicionamento favorável ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e ao Partido dos Trabalhadores.

Imagem ilustrativa da imagem Artigo de candidato a ministro do STF na FOLHA causa reboliço
| Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

O texto foi publicado quatro dias depois do resultado do segundo turno das eleições majoritárias e foi intitulado como “O Povo se dá uma Oportunidade”. Nele, Mendonçatrata das as esperanças com o novo governo. “Neste momentohistórico nos deparamos com a realidade revelada nas urnas: temos oprimeiro presidente eleito, do povo e pelo povo”, escreveu oadvogado.

Em matéria do portal “UOL”, de sexta-feira (19), Mendonça é lembrado como possível nome indicado para o STF (Supremo Tribunal Federal) no próximo ano, e que apesar dos elogios públicos do presidente Jair Bolsonaro, há pontos divergentes sobre como pensam. “Um ponto em especial na trajetória de Mendonça é divergente em relação aos critérios que Bolsonaro costuma adotar para definir seus homens de confiança: o advogado já exaltou publicamente a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, aponta a matéria que cita o artigo da FOLHA.

Já o site “O Antagonista”publicou nota com título “Terrivelmente Lulista?” em que questiona a orientação política do AGU. “André Mendonça, candidato à vaga de ministro 'terrivelmente evangélico' do STF, já foi também terrivelmente lulista”, afirma o site. Procurado, André Luiz de Almeida Mendonça não se pronunciou sobre o caso até o fechamento desta matéria.

- Leia o artigo "O povo se dá uma oportunidade"