Os deputados estaduais que representam os municípios da região de Arapongas já se preparam para receber propostas e iniciativas da sociedade durante a sessão especial da Assembleia Itinerante que ocorre na cidade no dia 31 de janeiro. A primeira edição de 2024 do projeto criado pela Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná será realizada durante a Movelpar Home Show 2024, que ocorre entre os dias 30 de janeiro e 1 de fevereiro no Centro de Eventos Expoara, no município. O evento reúne indústrias moveleiras, lojistas e profissionais do setor.

A solenidade do Legislativo ocorre a partir das 18 horas. Na cidade, os deputados estaduais irão ouvir os anseios e reivindicações de entidades de classe e de membros da sociedade civil organizada. Durante as atividades, um documento com as demandas da região será recebido pela Assembleia. Além disso, os parlamentares vão homenagear personalidades de destaque da região. A iniciativa já foi realizada nas cidades de Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati e Dois Vizinhos. O objetivo é aproximar os parlamentares da sociedade.

Para o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), a experiência da Assembleia Itinerante em 2023 foi extremamente positiva. "A Assembleia Itinerante é um sucesso absoluto, com a participação efetiva da sociedade. Além disso, também prestigiamos, através de menções honrosas, as figuras ilustres que escreveram a história dos municípios", afirmou o parlamentar.

O objetivo da Assembleia Itinerante é aproximar os parlamentares da sociedade
O objetivo da Assembleia Itinerante é aproximar os parlamentares da sociedade | Foto: Orlando Kissner/Alep

O primeiro-secretário do Legislativo, deputado Alexandre Curi (PSD), afirmou que a Assembleia Itinerante cumpre seu objetivo ao dar a oportunidade de as pessoas criarem uma relação mais próxima com a Casa de Leis. “Estamos retomando, em 2024, a Assembleia Itinerante. Em 2023, atingimos dezenas de cidades, recebendo mais de três mil sugestões. Algumas delas, transformadas em projetos de lei. E dia 31 de janeiro, estaremos em Arapongas, durante a exposição Movelpar Home Show, para conversar com prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, setor produtivo e a população em geral. Digo sempre que a Assembleia Legislativa é a casa do povo, mas para que o povo se sinta em casa, a Assembleia precisa ir onde ele está”, comentou.

Representantes

Natural do município, o deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), comentou a expectativa para a realização do evento na cidade. “Estou muito feliz em receber a Assembleia Itinerante na minha cidade natal, Arapongas. Este programa é extremamente importante para auxiliar o Poder Legislativo a estar mais próximo da população, conhecer de perto as demandas da comunidade e, desta forma, melhorar a vida dos paranaenses, em todas as regiões. Estou ansioso pela participação dos meus conterrâneos no evento e satisfeito pela oportunidade de homenagear importantes empresas do nosso polo moveleiro, principal motor da economia da cidade que gera milhares de empregos”, considerou o deputado.

Já o deputado Cobra Repórter (PSD) destacou a importância da realização da Assembleia Itinerante na feira de móveis. “A Movelpar demonstra o potencial do setor moveleiro do Paraná e a competência de nossos empresários. Renovo aqui meu compromisso com as indústrias do setor e com todos os que trabalham e produzem, ajudando o crescimento e desenvolvimento do Paraná. A Assembleia Itinerante é uma ótima oportunidade que a população tem de se informar sobre todas as ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo. Também é possível fazer propostas e sugerir iniciativas para melhorarmos setores importantes como infraestrutura, segurança pública, educação e saúde”, lembrou.

Para o deputado Delegado Jacovós (PL), o projeto contribui com o desenvolvimento regional. "A Assembleia Itinerante aproxima o Poder Legislativo da sociedade. A partir do dia 31, nós, deputados estaduais, estaremos em Arapongas para receber e ouvir a população. Estou à disposição para continuar contribuindo com o desenvolvimento desta querida cidade e de toda a região".

O deputado Alexandre Amaro (Republicanos) também frisou a importância de o Legislativo contribuir com o setor. “Um orgulho para o estado do Paraná ter Arapongas eleita como capital moveleira do Brasil. A população Araponguense pode contar sempre com o nosso apoio”

Já o deputado Tercílio Turini (PSD) afirmou que os parlamentares têm a obrigação de ouvir e interagir com as pessoas. “A Assembleia Itinerante amplia a oportunidade de fortalecer essa comunicação direta entre deputados e população, consolidando-se como importante instrumento para aproximar o parlamento do cidadão. As edições anteriores apresentaram muitos resultados, com atendimento de solicitações e encaminhamento de propostas dos municípios e da sociedade. Certamente o encontro será bastante produtivo em Arapongas, mais uma vez abrindo espaço para lideranças locais e regionais estabelecerem prioridades, investimentos e ações em benefício das pessoas.”

Para o deputado Arilson Chiorato (PT), o programa tem cumprido sua missão de aproximar o legislativo estadual da população do interior. “Começar 2024, recebendo essa iniciativa em Arapongas, durante a Movelpar, uma das feiras de móveis mais tradicionais do Brasil, é muito positivo, porque significa que as demandas da nossa região serão ouvidas. É uma oportunidade para os cidadãos conhecerem seus deputados, conversarem com eles e enviarem sugestão. Isso é democracia. Além disso, os visitantes poderão conhecer o potencial moveleiro de Arapongas", disse.

A procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, deputada Cloara Pinheiro (PSD), destacou que esta é uma oportunidade para levar o trabalho dos deputados para os municípios, ficando ainda mais próximos da população. “Estarei lá nessa nossa primeira Assembleia Itinerante de 2024. Na oportunidade, vamos homenagear personalidades da cidade. Escolhi cinco pessoas que fazem a diferença na cidade e que vão ser reconhecidas nesse dia. Para mim é um privilégio e uma honra poder participar desse momento”, ressaltou.

O deputado Tiago Amaral (PSD) comentou a importância da cidade para economia do Estado. “A Movelpar é um retrato da grandeza de Arapongas e da importância que a cidade tem para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil. Nós estaremos lá, com o estande da Assembleia, pertinho de quem vive e empreende na região. Já conseguimos junto ao Governo do Estado recursos para investimento em várias áreas. Eu represento Arapongas com muito orgulho e gratidão e será uma honra estar lá na Assembleia Itinerante.” (Com informações da assessoria de imprensa da Alep)

Serviço:

10ª Sessão Especial de Interiorização da Assembleia Itinerante em Arapongas

Data: 31 de janeiro

Horário: 18 horas

Local: Centro de Eventos Expoara (R. Guaratinga, 4455 - Parque Industrial II - Arapongas)