A aprovação da administração do prefeito Marcelo Belinati (PP) cresceu 4% no final de julho em relação à última pesquisa, feita em dezembro do ano passado, no final do terceiro ano de gestão. O índice passou de 49% para 53%, dentro da margem de erro do levantamento, que é 3% para mais e para menos. É o que aponta a pesquisa do Instituto Multicultural - feita em parceria com a FOLHA e rádio Paiquerê 91,7 FM. A confiança dos londrinenses no prefeito, segundo o levantamento, também traçou caminho de alta, passando de 36% para 47%. Mas o índice dos que não confiam no gestor municipal é expressivo: 42,5% dos entrevistados. Outros 10% não souberam avaliar.

O diretor estatístico da Multicultural, Edmilson Vicente Leite, observa que depois da crise de popularidade provocada pela aumento abrupto do IPTU no início de 2018, Belinati consegue na reta final do mandato avaliação a patamares semelhantes aos primeiros 100 dias de governo, quando aparecia com 55% de aprovação na primeira pesquisa da série histórica. "A grande queda se deu no início do segundo ano, que foi a situação IPTU, que foi marco negativo dessa administração, mas depois disso vem a retomada." A desaprovação de Belinati chegou a 59% no segundo ano de mandato, no pior período de avaliação do prefeito, provocado pela atualização da planta genérica de valores, que serve de parâmetro para cobrança do imposto sobre imóveis.

Imagem ilustrativa da imagem Aprovação à gestão Belinati volta ao patamar anterior à crise do IPTU
Imagem ilustrativa da imagem Aprovação à gestão Belinati volta ao patamar anterior à crise do IPTU
Imagem ilustrativa da imagem Aprovação à gestão Belinati volta ao patamar anterior à crise do IPTU

LEIA TAMBÉM:

- Aprovação de Bolsonaro cai 17 pontos entre os londrinenses, diz pesquisa

A pesquisa ainda mostrou a nota recebida pela atual administração em diferentes regiões da cidade, com média 6,2. "Houve crescimento em todas as regiões, mas o salto maior foi na região sul, e um crescimento pequeno na região norte de Londrina", aponta o pesquisador. A pior nota média da gestão Belinati no histórico foi 4,3, na quinta pesquisa realizada, em meados de 2018, e a melhor nota foi registrada agora, de 6,2, superando a primeira pesquisa dos 100 dias, quando obteve 6,0.

Outro importante retrato mostrado pelo levantamento, segundo Leite, é que a população londrinense não muda de opinião de uma hora para outra. "Tem um processo de transição, a confiança vem aumentando no último ano, mas aqueles que não confiam não caem na mesma proporção. Ou seja, são aqueles indecisos (ou os que declaram não sabem) que vêm diminuindo e passaram a confiar na gestão", avalia.

A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, com 508 pessoas ouvidas em entrevistas individuais nas zonas urbana e rural de Londrina.