O prefeito Marcelo Belinati (PP) sancionou a lei que insere os conteúdos de proteção e direitos dos animais na grade curricular das escolas municipais, ideia de autoria do vereador Deivid Wisley (PROS). Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Londrina, a norma já será aplicada a partir do ano que vem nas salas de aula.

Imagem ilustrativa da imagem Alunos da rede municipal vão aprender sobre direitos dos animais no ano que vem
| Foto: Vivian Honorato / N.Com

Na Câmara, o projeto foi aprovado em dois turnos por unanimidade. Durante a discussão, recebeu apoio de secretarias municipais. O parlamentar citou os benefícios da proposta. "Os alunos vão aprender o que é maus-tratos e como cuidar dos animais. Quem maltrata não são as crianças, mas o pai, o avô, o irmão mais velho. Vamos fazer o inverso, o menor ensinar o maior", ressaltou.

LEIA MAIS

Vereador quer que alunos da rede municipal aprendam sobre direitos dos animais

Wisley explicou que o conteúdo não será "uma matéria como as outras, igual Português ou Matemática", mas que "poderá ser trabalhado em ocasiões especiais, por exemplo". O vereador relembrou que a prefeitura já trabalha o tema em atividades específicas com ajuda da Sema (Secretaria Municipal do Ambiente).

Em entrevista ao site oficial da administração municipal, a secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, pretende reforçar essa parceria. "Já temos diversas iniciativas em andamento nesse sentido, mas vamos reforçar essas ações e estabelecer novas estratégias para que esse trabalho chegue a todos os alunos a partir de 2022”, observou.

As aulas na rede municipal retornam no dia 7 de fevereiro.