SUS ou SAS?
Estou com um parente internado pelo SAS na Santa Casa de Londrina desde o dia 06/11/2018. Recebemos no domingo a notícia da necessidade de hemodiálise e como o SAS não dá cobertura tivemos que mudar para o SUS. Pelo SAS, estávamos num quarto antes ocupado por dois pacientes e precisávamos usar uma roupa especial e luvas. Na terça feira, mudamos para o quarto do SUS. Detalhe: agora seis pacientes, não há ventilação e não há necessidade de roupa especial. Para qualquer atividade ser exercida, é necessário a emissão de certificado dos Bombeiros e da Licença Sanitária. São diversas exigências para que uma empresa possa se estabelecer e funcionar regularmente. Caso não regularizada, corre o risco de ser fechada. Fica a pergunta: como pode então um hospital funcionar, sem condições mínimas para atender pessoas que já estão debilitadas, sujeitas a ficarem ainda mais doentes? Estou inquieta e indignada.

ALZIRA RODRIGUES INACIO (dona de casa) - Londrina

Tudo igual
Com o fim de ano aproximando novamente se vem a esperança que o Natal servirá para fazer nascer a esperança em nossos corações e que no ano que vem será tudo diferente. Todavia, a realidade e a corrida pela sobrevivência logo transformam tudo no que sempre foi, tudo continuará igual. Quem sabe um dia a desigualdade diminua no nosso Brasil e possamos não ter que levar o almoço de Natal para os moradores de rua, alienados em suas dependências químicas e nós, alienados na realidade do egocentrismo que quer sempre ter mais para sempre ter. Que a fraternidade vença a egocentricidade ou, como sempre acontece, "Feliz Natal e Próspero Ano Novo" será um jargão repetido por pessoas frias a pessoas indiferentes, invisíveis no próximo ano.

MANOEL JOSÉ RODRIGUES (assistente administrativo) - Alvorada do Sul

CORREÇÃO
Diferentemente do que foi publicado na reportagem "Modelo de negócio de livrarias enfrenta crise" (24/11), a livraria Saraiva no Boulevard Shopping não está fechada

LEIA MAIS:
-EDITORIAL - Mais uma vez, o pedágio
-HÁ 40 ANOS - Máquina já produz o leite de soja
-ESPAÇO DO LEITOR - A saúde após as eleições