Por que essa pressa para a nomeação de Kassio Marques para a vaga ainda não existente de Ministro do STF? Até o Senado já marcou a sabatina de "faz de conta" antes da aposentadoria de Celso de Melo. Soa bastante estranho essa movimentação do presidente e de senadores para terminar o mais cedo possível essa nomeação. Será alguma coisa existente no currículo apresentado pelo senhor Kassio? Fora o sr Jair Bolsonaro, quem mais sabia da existência desse senhor? Esta parecendo a nomeação de Augusto Aras, que o presidente conhecia. Darcy Braz Guedes (mecânico) Londrina

Lygia Clark

Gostei da matéria de Marcos Roman (Folha 2 de 03/10) sobre Lygia Clark. O repórter fisgou trechos bons das minhas respostas à entrevista. Gostei muito do resultado total da matéria.

Cláudio Garcia, professor de Artes Visuais da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Serviços públicos

Serviços prestados por órgãos públicos, prefeituras, órgãos federais, inclusive bancos e outros adquiriram ao logo do tempo certos privilégios que não há motivo para os terem (além de nível salarial maior). Como são serviços essenciais à sociedade, eles teriam que ter uma mentalidade de benevolência, estar junto com o cidadão, diligentes, prestativos. Mas é o contrário: malevolentes (má vontade). Basta “ameaçar” feriado ou ponto facultativo que fecham as portas e não podemos contar com esses serviços. Quando acontece de haver um feriado na quinta-feira e um ponto facultativo na outra segunda-feira, eles “matam” a sexta-feira e fecham durante cinco dias e não querem nem saber se o cidadão precisa dos seus serviços. Agora, então, com essa pandemia, é uma boa desculpa e um “prato cheio” para eles exercerem as suas malevolências. Vimos o caso de pessoas chorando na fila das agências do INSS pois estava marcado o retorno do atendimento presencial (depois de cinco meses), mas as agências estavam fechadas. Esse (ainda) é nosso Brasil brasileiro. Esperamos que algum “nobre” parlamentar (será que existe ?) tenha observado isso, e tente pelo menos, mudar alguma coisa.

Swami Veronesi (músico) Santo Antônio da Platina

***

MEMÓRIA

8 de outubro de 2015

Presos posam para foto durante rebelião na PEL II

Uma foto publicada no Facebook teria sido tirada durante a rebelião na Unidade II da Penitenciária Estadual de Londrina. A imagem foi postada no perfil de uma mulher que seria esposa de um dos detentos. O rapaz aparece ao lado de demais rebelados no telhado da PEL II. O perfil do preso seguia ativo na manhã desta quinta-feira e ele publicava até a madrugada de terça-feira, horas antes do início do motim. A rebelião na PEL II durou 24 horas. Um preso morreu e outros sete ficaram feridos; 25 foram transferidos para outras prisões do Estado. A penitenciária voltou a registrar tumulto na manhã desta quinta-feira. Pelo menos dez presos conseguiram escapar do local.