Ao menos os cargos de prefeito, governador e presidente deveriam ser de 5 anos em mandato único, sem a possibilidade da reeleição. Certamente essa simples medida trariam resultados significativos de melhora para o país. É comum vermos os políticos ocupantes desses cargos agindo com o intuito de se auto promoverem durante o mandato e ainda usando a máquina pública e todas as vantagens concedentes do cargo para isso. Não é possível ocupar altos cargos, no qual demanda muita dedicação, e ainda reservar tempo para uma nova campanha. Isso para citar apenas o lado da eficiência na gestão, sem mencionar as consequências de ações tomadas com o único objetivo da reeleição. É preciso uma iniciativa popular que pressione os nossos congressistas para tais mudanças, para assim termos o comportamento esperado por quem nos governa, da forma como deveria ser e não como é hoje.

Matheus Clemente Gomide da Silva (contador) Londrina

Porteira fechada para Ricardo Salles e sua boiada

Parabéns à Rede Sustentabilidade, na Pessoa do Senador Randolfe Rodrigues, que ingressou com uma ação para suspender a decisão do ministro Ricardo Salles do Nenhum Ambiente, nem Meio, quando suas decisões permitiam a exploração de mangues e restingas no país para grupos interessados e oportunistas, em detrimento da natureza, da biodiversidade e da vida. Parabéns à ministra Rosa Weber que concedeu uma liminar fechando a porteira do nenhum ministro, nem meio, Ricardo Salles, que agora vai para o plenário do STF. Outra vergonha foi a AGU ter recorrido, na primeira tentativa, de acabarem com os mangues e restingas. Uma grande notícia em favor da natureza e da vida. Com alegria pelos nossos mangues e as restingas, seguimos tocando em frente, a boiada ficou na poeira.

José Pedro Naisser (ecologista) Curitiba

MEMÓRIA

2 de novembro de 2017

Ataque em ciclovia deixa ao menos oito mortos em Nova York

Uma caminhonete invadiu uma ciclovia e deixou pelo menos oito mortos na tarde desta terça (31) em Nova York, na região sul de Manhattan, conhecida por abrigar a prefeitura, o distrito financeiro e o World Trade Center. O atropelamento aconteceu em uma ciclovia na rua West, que corre de forma paralela ao parque na margem do rio Hudson, nas proximidades da rua Chambers. O FBI e a prefeitura tratam o caso como um ato terrorista. Além dos oito mortos, pelo menos outras 12 pessoas ficaram feridas.