Imagem ilustrativa da imagem OPINIÃO DO LEITOR - A conta é simples
| Foto: Gustavo Carneiro

Se o preço dos alimentos e outros produtos básicos dobram de preço ou sobem bem acima da inflação oficial e o salário mínimo e renda que é o poder de compra de milhões de brasileiros sempre são majorados pela inflação oficial, em torno de 5% ao ano, não é preciso ser um gênio para saber que essa defasagem de poder de compra sempre aumenta no Brasil. E isto é comprovado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos), que diz que o salário mínimo no Brasil deveria ser hoje de 5.403,00 reais. Por que isso acontece, sendo que nosso país sempre teve um potencial imenso como Estados Unidos e outros de 1º mundo? Nesses outros países, qualquer governo, ao longo do tempo, se preocupa em controlar a inflação pois é ela (inflação) que corrói o ganho do trabalhador, também valorizam trabalho, salário e renda além do capital especulativo (bolsa de valores). No Brasil, sabemos que o salário mínimo atual é 1.100,00 reais (merreca). Na Suiça 25.000,00 mil. Precisa dizer mais? Com certeza: “Cada povo tem os governos que merecem”

Swami Veronesi (músico) Santo Antônio da Platina

Leia mais: Caged registra aumento de 1.362 postos de trabalho na região

Voluntários de boa vontade

No último romance que publiquei pela Amazon, "Não dizemos Adeus", tem uma frase que resumi o que acontece no mundo real: "Se os pobres não ajudarem os pobrezinhos quem vai ajudar?", principalmente nestes dias de festas que vemos tantas luzinhas brilhando e pessoas na escuridão da indiferença, na invisibilidade social, que apenas são percebidas e vistas pelos seus iguais. Parabéns a todos os voluntários, anônimos mesmo, que sem interesse em votos fazem a festa do Natal e Ano Novo um pouco mais feliz para quem passa muitos dias do ano na tristeza da privacidade. Sem a luz dos voluntários e das pessoas boas deste Brasil, acreditem, tudo estaria perdido. Paz na terra aos homens de boa vontade e os sem vontade um dia receberão o que plantaram.

Manoel José Rodrigues (assistente administrativo) Alvorada do Sul

A opinião dos autores não reflete, necessariamente, a opinião da FOLHA.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.