A discussão em torno das estátuas e nome de ruas ganhou a capa da Folha de Londrina de hoje (27 e 28 de junho) e duas páginas na edição do jornal. Estudei as cidades e suas configurações em crônicas de Marques Rebelo e aprendi, e nisso acredito, que as cidades são espaços que se constituem historicamente. Apagar as marcas dessa formação é o mesmo que apagar a história. Em cada tempo, o homem impõe um olhar sobre fatos e as pessoas que os consolidaram. O herói de hoje, amanhã, passa a ser o vilão. O livro rejeitado hoje, amanhã pode ser considerado um clássico. Os valores, em todos os segmentos, são questionáveis com o tempo. Não vejo nos bandeirantes nenhum exemplo heroico, todavia, eles se inscreveram na história. O modo como os concebo nada tem a ver com o das pessoas que a eles homenagearam. Porém, isso não os retira das páginas históricas do Brasil, até porque para que eu possa explicar a existência de outros heróis, preciso mostrar quem foram e como agiram os bandeirantes. Sou a favor de manter nome de ruas e em pé os monumentos. Atirem pedras, se quiserem. Penso que a construção de nossa história enquanto nação só pode ser real se essa construção abranger tudo o que nos tornou nação brasileira.

Cláudia Vanessa Bergamini (professora da Universidade Federal do Acre) Rio Branco

Os Três Poderes

Concordo plenamente com meu amigo Edgar Baer ao elogiar nosso amigo, o competente advogado, ex Promotor de Justiça – Dr. Sérvio Borges quando de suas colocações quando de suas cartas escritas para esse Jornal, nesta coluna do leitor. Entretanto, nessa sua última missiva, chamou de “grupelhos” fanáticos que tentam destruir o Estado de Direito em que vivemos. Entretanto, esse Estado de Direito está sendo vilipendiado, transgredido, justamente por aqueles que deveriam defendê-lo. Esses senhores são os primeiros a transgredir suas próprias leis. São “escolhidos” pelos chefes de partidos políticos, ou seja, não merecem o respeito que querem ter. Basta verificar os “padrinhos” desses senhores. Existe ministro que foi reprovado no concurso da Ordem dos Advogados.

Esses senhores deveriam agir com isenção total, sem qualquer tipo de influência política. Mas não é o que temos visto por aí, no nosso sofrido país. Os Ministros do Supremo são diferentes de todos os demais brasileiros! São seres de outro planeta, onde não existem maldade, desavenças; interesses escusos, falcatruas, enfim, coisas típicas dos humanos!!!!

Wilson Oliveira Trindade (bacharel em direito) Londrina

MEMÓRIA

29 de junho de 2018

Bélgica vence e entra na rota do Brasil

Kaliningrado - A seleção da Bélgica bem que tentou evitar o resultado, mas o talento daquela que é considerada a melhor geração do futebol de seu país acabou prevalecendo e colocou o time na chave mais recheada de campeões mundiais da Copa do Mundo. Ao vencer a Inglaterra por 1 a 0, gol do atacante reserva Januzaj, os belgas pegarão o Japão nas oitavas de final. A partir daí, é a proverbial pedreira. Nas quartas, na hipótese de o Brasil superar o México, estará o pentacampeão time de Tite. Na semifinal, Argentina (dois títulos), França (uma Copa) ou Uruguai (dois títulos), além de Portugal de Cristiano Ronaldo.