No ano que a nossa UEL comemora 51 anos, nós ex-alunos e associados na Alumni UEL nos encontramos naquela situação onde reconhecemos que temos muito a comemorar e ao mesmo tempo, com uma preocupação que só aumenta diante da situação delicada em que se encontra a educação pública em todo o País. É inegável e indiscutível a importância das universidades no desenvolvimento das civilizações e das sociedades. A história está repleta de exemplos antigos e atuais e aqui, na nossa jovem Londrina, o papel da UEL é gigantesco.

Imagem ilustrativa da imagem ESPAÇO ABERTO - Os 51 anos da nossa UEL
| Foto: Roberto Custódio

Fica impossível pensar na nossa cidade sem a Universidade Estadual de Londrina com seus projetos de extensão, a beleza do campus e o brilho das mentes dos seus alunos, professores, pesquisadores e profissionais que hoje já foram da UEL e continuam honrando os anos de aprendizado lá dentro.

Poucos segundos para a meia noite

Infelizmente, também assistimos ao sucateamento das instituições de ensino e com a UEL, isso não é diferente. As universidades públicas são os melhores serviços prestados pelo Estado à população e são os recursos públicos mais bem empregados coletivamente, pois retornam diretamente para a sociedade, tanto em formação de profissionais e desenvolvimento de pesquisas, que geram desenvolvimento, como na prestação de serviços ou mesmo na circulação de dinheiro no comércio e economias locais. As universidades não são meras fornecedoras de diplomas. Na verdade, a formação profissional é o elo final de uma ampla cadeia de serviços realizados, que passa pelas atividades de ensino, pelo desenvolvimento de pesquisas e pelo trabalho de extensão comunitária.

A UEL é um patrimônio da sociedade paranaense e hoje, com novos representantes eleitos, esperamos seja defendida, preservada e melhorada. Não apenas a nossa amada UEL, mas todas as universidades públicas do Paraná que têm prestado inúmeros serviços à população e às sociedades paranaense e brasileira, como por meio de suas decisivas contribuições teórica e prática para a constituição e o funcionamento do SUS, por exemplo. Não são meras instituições “geradoras de despesas”. Os seus reais papéis de geradoras de desenvolvimento precisam ser respeitados. O que seria do estado do Paraná se não tivesse as universidades estaduais que tem?

UEL distribui material a estudantes do ensino médio sobre vestibular

Que o aniversário dos 51 anos da UEL sirva também de reflexão para o destino das nossas universidades. Nós, da Alumni UEL, a associação dos ex-alunos, seguimos lutando pelo ensino público de qualidade, acessível e todos; uma universidade autônoma e transparente; pública e gratuita; inclusiva e laica. Resistência, paixão e dedicação de todos os que estão na UEL, trabalhando, estudando ou simplesmente revivendo a cada dia da vida profissional, os dias de estudante. Vida longa à nossa UEL!

Gilberto Martin, Conselheiro Geral da Alumni UEL

Os artigos, cartas e comentários publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina, que os reproduz em exercício da sua atividade jornalística e diante da liberdade de expressão e comunicação que lhes são inerentes.

COMO PARTICIPAR| Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação.| As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. | ENVIE PARA [email protected]