Hoje, definitivamente, o futuro chega a Londrina. Nosso município, conhecido nacionalmente como uma cidade de vanguarda e inovadora, será o único da Região Sul e o terceiro do País, a realizar testes para utilização da tecnologia 5G em áreas rurais. A ação faz parte de uma iniciativa do Ministério das Comunicações que vai culminar com o leilão para operação e implantação da tecnologia 5G no Brasil, programado para este semestre.

A inclusão de Londrina para participação dos testes é resultado de um árduo trabalho de articulação que buscou, sobretudo, fortalecer ainda mais a nossa cidade no cenário nacional. Os ministros Tereza Cristina (Agricultura) e Fábio Faria (Comunicações) foram sensíveis aos nossos apelos, reconhecendo a relevância de Londrina no cenário nacional do agronegócio e principalmente porque aqui foi instalado o primeiro Polo Tecnológico do Agro do País, pelo Mapa, projeto que também contou com a nossa articulação.

Essa chancela é fruto de um arranjo produtivo local de tecnologia da informação articulado e bem estruturado, das centenas de empresas instaladas, dos institutos de pesquisa Embrapa Soja e Iapar e da oferta de mão-de-obra, formada por dezenas de instituições de ensino. Londrina é polo do agronegócio e detentora de um dos solos mais férteis do Brasil, a nossa terra vermelha. Assim, a partir da antena 5G e das pesquisas geradas com a tecnologia, amplia-se a conectividade no campo, com o objetivo de ajudar os produtores brasileiros a reduzir custos e a ganhar competitividade e produtividade.

A antena ficará na sede da Embrapa Soja (Zona Norte), local de conhecimento e referência nacional e internacional em geração de pesquisa. A partir dos testes com a tecnologia poderemos acompanhar, por exemplo, o desenvolvimento de estudos para monitoramento em tempo real da ferrugem da soja e para o controle biológico de pragas nas lavouras, operação remota de veículos autônomos, além de informações precisas sobre o comportamento e a saúde de animais e as condições climáticas.

Desta forma, Londrina, mais uma vez, assume o pioneirismo em pesquisas e inovação. Vamos experimentar uma tecnologia nova, que ainda não chegou ao Brasil, quando sequer muitas propriedades rurais contam com o 4G. A pavimentação desse caminho, como aplicações e serviços digitais serão a alavanca para o agro digital. O desenvolvimento de plataformas e programas de Internet das Coisas no campo, a integração de bancos e plataformas de dados para prover painéis estratégicos e o desenvolvimento de marketplaces digitais, dentre outras aplicações, se tornarão fundamentais para o segmento.

Além disso, com articulação da Frente Digital e da Frente da Educação, conseguimos sensibilizar o ministro relator do edital do 5G no Tribunal de Contas da União, Raimundo Carreiro, a vincular a obrigação de levar conectividade não só a todos os municípios, mas também às portas das escolas públicas. A ação promete ser um divisor de águas para a educação brasileira.

Outra boa notícia para Londrina é a realização de testes com o 5G na Rua Sergipe, dentro do projeto Cidades Inteligentes, programado também para este semestre. O projeto, uma iniciativa do nosso mandato e desenvolvido em parceria com Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Parque Tecnológico de Itaipu e prefeitura de Londrina, prevê a instalação de programas para reconhecimento facial, semáforos inteligentes e monitoramento. No entanto, a sua principal aplicação será junto aos comerciantes, que poderão desenvolver ações direcionadas de marketing entre os visitantes da Rua Sergipe. Desta forma, consolidamos a vocação natural de Londrina, como uma cidade de vanguarda e inovadora. No entanto, a partir de hoje, podemos afirmar também que somos precursores do futuro.

Luísa Canziani é deputada federal (PTB-PR) e coordenadora da Frente Parlamentar Mista da Economia e Cidadania Digital

A opinião do autor não reflete, necessariamente, a opinião da FOLHA.

Leia mais:

A pressão do ouro e a felicidade do bronze

Bolsonaro e a reação institucional do Tribunal Superior Eleitoral

Língua Portuguesa

7 de agosto de 1843

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.