Imagem ilustrativa da imagem ESPAÇO ABEERTO - Fórum Desenvolve Londrina e seu grande legado para a cidade
| Foto: Gustavo Carneiro

Em recente evento de lançamento do novo Senai, em Londrina, com a presença de autoridades e muitas lideranças locais, ao discursar o prefeito Marcelo Belinati disse que Londrina vive um grande momento, com muitas realizações em todas as áreas e frisou que grande parte desse sucesso deve ser creditado a união que presenciamos hoje na cidade, com a participação ativa de muitas entidades e lideranças empenhadas em construir uma cidade cada vez melhor.

É verdade, Londrina vive um bom momento e o prefeito tem um papel muito importante nesse processo, mas é verdade também que parte dessa união se deve ao trabalho iniciado em 2005 quando foi criado o Fórum Desenvolve Londrina. Ali teve início uma nova fase em nossa cidade. As entidades já existiam, mas trabalhavam cada uma focando nos objetivos para os quais foram criadas, o que é absolutamente normal.

LEIA TAMBÉM: Um novo patamar para a administração pública

Embora trabalhassem para o bem da cidade, seu esforço era solitário e por mais forte que fosse era apenas uma. O relacionamento entre elas era muito pequeno, era apenas social. Apenas algumas se juntavam para ter mais força. Se uma necessitasse do apoio da outra era comum ter que usar de um intermediário que circulasse bem nas duas, pois havia pouca interação.

Para a criação do Fórum foi preciso juntar algumas entidades e que rapidamente foi se expandindo até chegar nos dias atuais quando conta com 38 entidades. Nesses 17 anos de existência esse grupo de pessoas representando as suas entidades reúne-se toda quinta-feira, das 8:00 às 10:00 horas para discutir o futuro da cidade.

O Fórum não tem papel executivo, sua missão é prospectar o futuro e criar situações para que o município caminhe sempre na direção do progresso econômico, social e ambiental. Temos recebido muitos visitantes de outras cidades e até outros países e sempre ouvimos elogios no trabalho de formação do grande capital social, indispensável para promover transformações.

Poucas cidades atingiram esse nível de integração e união e foi disso que o prefeito falou nesse dia. O fórum recebeu desde sua idealização um forte apoio do Sebrae que foi e é o responsável pela metodologia de trabalho. A criação de fóruns no Paraná teve forte influência do professor Munir, que assessorava o Sebrae nessa época. Munir era um defensor desse modelo que via como um excelente caminho para a criação do capital social. Munir falava que era preciso criar um capital social respeitável capaz de promover grandes transformações. Dizia também que “nenhuma sociedade poderá ser rica antes de ser inteligente”.

Londrina tem seguido esse caminho e a cada dia temos percebido uma cidade melhor para todos. O que parecia impossível num tempo não tão distante, hoje é uma realidade. Uma cidade mais unida, com mais gente preocupada com o seu desenvolvimento. Recentemente foi entregue o planejamento estratégico de Londrina para os próximos 20 anos, o Masterplan 2040. Essa foi uma conquista da cidade, que teve o fórum como um dos principais demandantes.

Depois de muitos anos de cobrança, encontramos no prefeito Marcelo Belinati um grande apoiador, que vendo a importância desse planejamento autorizou a sua realização. O Masterplan vai permitir que os administradores que virão nos próximos 20 anos tenham um programa a seguir, sobretudo no que se refere aos grandes projetos e não tenham que reinventar tudo a cada gestão. Por tudo isso, podemos esperar nos próximos anos muito progresso econômico, seguido de avanços sociais, resultando numa cidade ofertando excelente qualidade de vida. Ao Fórum resta a satisfação de ter cumprido seu papel e de ter deixado já nos seus primeiros 17 anos de existência um grande legado para nossa cidade.

Ary Sudan, vice-presidente do Fórum Desenvolve Londrina.

A opinião do autor não reflete, necessariamente, a opinião da FOLHA.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.