A novela do Aeroporto de Londrina deve ter um novo capítulo em breve. No último domingo (9), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, publicou em suas redes sociais imagens de como deverá ficar o complexo após tão esperada reforma, anunciada para começar este ano pela concessionária que o administra, a CCR Aeroportos.

Segundo o prefeito, todos os projetos estão prontos e protocolados na prefeitura e agora, seguem para análise da Secretaria Municipal de Obras e quando tudo estiver correto, será emitido o alvará para início imediato dos trabalhos. O secretário da pasta, João Verçosa, informou que aguarda o envio das correções necessárias pelo escritório de arquitetura contratado pela CCR Aeroportos para autorizar a execução do projeto.

A concessionária prevê um conjunto de obras que, após concluídas, deverão triplicar a capacidade do aeroporto. Entre elas estão a ampliação da área destinada a passageiros, extensão do pátio de manobra das aeronaves e a instalação do ILS (Instrument Landing System ou Sistema de Pouso por Instrumento, em português) e ALS (Sistema de Luzes de Aproximação), tecnologias de auxílio a pousos.

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O investimento estimado é de R$ 98 milhões e o prazo para entrega das obras é 18 meses.

O Aeroporto de Londrina, que leve o nome do ex-prefeito e ex-governador José Richa, tornou-se uma "questão" para os moradores de Londrina e dos municípios próximos há pelo menos 30 anos, quando já se reivindicava a instalação de aparelhos de auxílio a pouso em dias nublados e de muita chuva.

A estrutura inadequada do aeroporto é frequentemente criticada, especialmente pelo setor produtivo local e estadual, por limitar o desenvolvimento econômico de toda a Região Norte do Paraná. Empresários e representantes de entidades de classe constantemente apontam a necessidade de melhorias na infraestrutura do terminal e também do aumento da oferta de voos para destinos como São Paulo e Curitiba.

Após a reforma anunciada pela CCR, lideranças políticas e empresariais esperam que as melhorias ajudem os municípios da Região Metropolitana de Londrina a atrair novas indústrias e empresas e a ampliar os negócios. Hoje, a movimentação de aeronoves no Aeroporto de Londrina é de 13 pousos e 13 decolagens.

Anteriormente, os aeroportos eram vistos como um ponto de chegada e partida de pessoas com poder aquisitivo maior ou simplesmente como um ponto de conexão entre diferentes modais de transporte. Mas nos primeiros 15 anos do século 21, a ampliação do consumo e do crédito no Brasil possibilitou acesso da classe média às passagens aéreas e movimentou o setor.

A globalização e avanço tecnológico também fizeram desses complexos mais do que um ponto de chegada e partida. Os aeroportos são ferramentas importantes para impulsionar o desenvolvimento econômico e social nos municípios que estão sob a influência deles.

O complexo aeroportuário de Londrina é um instrumento de oportunidade de novos negócios, de inovação, de aumento de produtividade, de geração de emprego e de conexão com outros médios e grandes centros do país.

É bom saber que esse novo capítulo, da reforma do aeroporto, começa em breve. Que o final feliz chegue o mais breve possível.

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