Em 2014, o Grupo Folha realizava a segunda edição do EncontrosFolha com o tema "Infraestrutura e Logística: vencendo os gargalos do Norte do Paraná". Um dos principais problemas debatidos no evento foi justamente a condição do Norte do Paraná de estar se transformando em "uma ilha", devido às dificuldades de infraestrutura que a região atravessava.

Naquele ano de 2014, dos cerca de R$ 23,4 bilhões de investimentos privados que seriam feitos no estado pelo programa Paraná Competitivo, apenas R$ 185,7 milhões, ou 0,79%, ficariam no Norte do Paraná. A justificativa para tamanha disparidade era a distância entre a região e o Porto de Paranaguá, coberta com tarifas altas de pedágio e muitos quilômetros em pista única.

A duplicação da PR-445 entre Londrina e Mauá da Serra já era, seis anos atrás, uma reivindicação antiga das lideranças. O Grupo Folha, por meio da Folha de Londrina, vem empunhando a bandeira em defesa da melhoria da infraestrutura logística do Norte do Estado. A região, que experimentou um grande desenvolvimento na época da cultura cafeeira, encontrou novas aptidões e a infraestrutura é condição básica de desenvolvimento.

Um exemplo é a região do Norte Pioneiro, que está se estruturando e se consagrando como um destino turístico importante para quem busca por natureza e práticas de esportes radicais e aquáticos. Outro exemplo é Londrina, descobrindo que tem muita força também como polo de tecnologia e inovação.

Imagem ilustrativa da imagem EDITORIAL  - Vencendo gargalos e deixando de ser uma ilha
| Foto: Gustavo Carneiro

A notícia de que o governo estadual publicou na sexta-feira (13) o edital de licitação para as obras de duplicação da PR-445, no trecho de 27 quilômetros, entre o distrito de Lerroville e Mauá da Serra, representa um grande avanço. Esta será a penúltima etapa de duplicação da PR-445, principal via de ligação entre a região de Londrina à capital e ao porto de Paranaguá. O edital seguinte, um trecho de 23 quilômetros entre de Lerroville e Irerê, também será lançado em breve, informou o governo. O primeiro trecho executado foi de Londrina até Irerê.

A duplicação da PR-445 é uma das principais reivindicações da sociedade civil de Londrina, representada pela Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná, da qual o Grupo FOLHA faz parte. É um avanço, mas ainda há muito o que fazer em prol da melhoria da infraestrutura de logística não só no estado, como no país. Um deles é progredir no desenvolvimento de outros modais além do rodoviário para promover a intermodalidade dos meios de transporte, condição que representa diminuir o custo da viagem e a emissão de poluentes, além de contribuir para tornar as estradas mais seguras e o país mais competitivo.

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