Imagem ilustrativa da imagem EDITORIAL - Radar à vista
| Foto: Gustavo Carneiro

Depois de um ano sem fiscalização eletrônica de trânsito, Londrina está entrando na segunda fase de instalação dos radares de controle de velocidade nas ruas e avenidas da cidade.

Nesta semana, equipes da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) estão trabalhando na colocação dos equipamentos. Nesta segunda etapa, a companhia instala 35 radares e 20 câmeras de monitoramento em pontos de maior fluxo de veículos e de desrespeito à sinalização.

Eles vêm somar aos outros 30 radares já colocados na primeira fase dos trabalhos, em 1º de junho deste ano. Nessa etapa, oito dos 30 anos radares foram instalados em novos pontos, enquanto os demais já estavam em funcionamento antes do Tribunal de Contas do Estado questionar o serviço e a prefeitura precisar partir, então, para uma nova licitação.

Somados aos equipamentos que já estão em funcionamento, a cidade contará com 65 radares de controle de velocidade e 45 câmeras para o monitoramento de acidentes.

À reportagem da FOLHA, o diretor de Trânsito da CMTU, Sérgio Dalbem, garantiu que a prefeitura fará uma ampla divulgação dos locais que receberão os novos instrumentos que têm como objetivo coibir excesso de velocidade.

Leia também: Novos semáforos entram em funcionamento em Londrina

Em 2020, começou a valer no Brasil a Resolução 798/2020 do Conselho Nacional de Trânsito com novas regras para a fiscalização de velocidade em vias públicas, proibindo que os equipamentos fiquem escondidos e determinando que os órgãos responsáveis divulguem a sua localização.

A resolução atendeu deliberação do presidente Jair Bolsonaro para que a ferramenta não fosse utilizada simplesmente como função arrecadatória.

A publicidade da localização dos radares divide opiniões. Enquanto alguns acreditam que ela estimula a impunidade, pois incentiva os motoristas a reduzirem próximo dos radares e a excederem a velocidade em outros trechos, outros ressaltam que a partir do momento em que os condutores diminuem efetivamente a velocidade em pontos críticos o trânsito fica mais seguro.

Polêmicas à parte, os radares são essenciais para evitar abusos de velocidade. Dentro da lei, com sinalização e aferição corretas, são equipamentos importantes na construção de um trânsito mais responsável.

Obrigado por ler a FOLHA!

Leia também outros editoriais da Folha de Londrina:

Quebra na safra do milho é uma "tempestade perfeita"

Epidemia de violência contra a mulher

A terceira dose da vacina contra a Covid

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.