Após três anos de espera, finalmente a 60ª edição da ExpoLondrina se torna realidade. O maior evento da região terá sua abertura oficial hoje, às 16h, com presença confirmada do governo Ratinho Junior.

A programação, no entanto, já começa logo pela manhã, às 9h, quando ocorre a abertura dos portões e das bilheterias do Parque de Exposições Ney Braga. A programação técnica, com reunião da governança na área de Tecnologia de Informação, congressos e palestras sobre sanidade animal e reuniões da ExpoGame, dividem espaço com as provas, julgamentos e feiras dos animais, que encantam os visitantes.

A grande espera pela realização do evento, com certeza vai se refletir em um grande público em toda a programação que segue até o dia 10 de abril. A Expô, como é chamada pelo londrinense, está enraizada na cultura local. Em época de feira, botas, calças jeans e camisas xadrez ganham destaque nas vitrines do comércio.

Além da questão afetiva, a ExpoLondrina é uma importante engrenagem para a economia regional. Na última edição, realizada em 2019, antes da pandemia, a movimentação financeira ultrapassou R$ 600 milhões. Trata-se de um ecossistema que tem o agronegócio como impulsionador, mas que cada vez mais agrega segmentos distintos da economia.

Nesta edição, a tecnologia, que antes se resumia às novidades dos mais modernos maquinários agrícolas, agora também contempla os jogos eletrônicos, uma prova que o mundo rural está cada vez mais integrado à vanguarda das novidades do universo eletrônico.

Quem procura por uma programação mais “raiz”, vai poder conferir a tradicional Via Rural, conhecida como Fazendinha, com atrações renovadas em seus 11 mil metros quadrados. O espaço vai abrigar eventos sobre agricultura agroecológica, inovação, cooperação e inclusão social.

A programação também conta com o rodeio e as apresentações artísticas com nomes renomados no cenário nacional, como Gusttavo Lima e Maiara & Maraísa. São eventos que devem receber uma grande concentração de pessoas.

Apesar da não obrigatoriedade do uso de máscaras, que entrou em vigor esta semana no Paraná, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) mantém a recomendação para o uso do acessório em ambientes superlotados, como transporte público, shows, eventos esportivos ou manifestações.

Obrigado por ler a FOLHA!

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.