A LGU (Lei Geral das Universidades) poderá mesmo parar no STF (Supremo Tribunal Federal). A legislação aprovada e sancionada em dezembro do ano passado pelo governo estadual vem mobilizando a comunidade universitária da UEL (Universidade Estadual de Londrina), que ontem realizou uma audiência pública na Câmara de Vereadores da cidade.

Representantes de entidades sindicais ligadas à maior instituição de ensino superior ligada ao governo do Estado iniciou com essa audiência um movimento mais contundente no sentido de tentar reverter os impactos da entrada em vigor da LGU.

Representantes dos professores, alunos, técnicos e da Câmara, presentes à audiência, disseram que pretendem também fazer um movimento para envolver a comunidade externa no debate sobre a LGU. O reitor da UEL, Sérgio Carlos de Carvalho, lembrou que a situação financeira na instituição se agravou em 2008, quando o mundo foi afetado por uma grande crise econômica. "A crise atingiu o Brasil e, particularmente, o setor público brasileiro e dentro do setor público, a produção científica e as universidades”, destacou o reitor, durante a audiência.

A LGU foi instituída a partir de um projeto do executivo estadual. A lei estabelece parâmetros para o financiamento e a distribuição de recursos entre as sete universidades estaduais paranaenses.

O governo do Estado vem rebatendo as críticas dizendo que a LGU vai padronizar a gestão de pessoal, custeio e investimento nas instituições, a partir de critérios públicos, transparentes e auditáveis. Diz ainda que a proposta normativa estabelece critérios para a eficiência de gestão, sem perder de vista a autonomia universitária.

Impossível tratar em um espaço tão curto a importância da UEL para Londrina e para o Norte do Paraná. Sabemos que hoje é fundamental estabelecer critérios de eficiência de gestão no poder público. A sociedade anseia por uma administração do dinheiro público mais eficiente em todos os níveis. Porém, não podemos perder de vista a importância dos serviços fundamentais que a UEL presta e da qualidade de suas pesquisas. Nada disso pode ser perdido pelo caminho.

Obrigado por ler a FOLHA!