Apesar de as pessoas relacionarem o Dia Internacional da Mulher a homenagens e comemorações, a origem da data está relacionada à luta de trabalhadoras norte-americanas do século XX que saíram às ruas para reivindicar redução de jornada de trabalho e salários dignos.

Historiadores apontam a marcha de 15 mil operárias de Nova York, em 1908, como a semente para a criação do Dia Internacional da Mulher, oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975. A proposta da ONU é falar justamente de conquistas das mulheres, promover a conscientização em relação à igualdade de gênero e debater o que ainda é preciso fazer para que elas conquistem mais espaço no mercado de trabalho, na política e sejam mais respeitadas em casa e em espaços públicos e privados.

A oficialização do Dia Internacional da Mulher pela ONU faz 48 anos em 2023. No Brasil, a promulgação da Constituição Federal completa 35 anos em 5 de outubro próximo. Foi a Constituição Cidadã a primeira a decretar plena igualdade de direitos e obrigações entre homens e mulheres.

“Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”, estabelece o artigo 5º da nossa Lei Maior. As mais jovens vão achar que é um preceito óbvio, mas essa frase significa uma das maiores conquistas das brasileiras. Por incrível que pareça nos dias atuais, o direito de votar foi conquistado pelas mulheres brasileiras só em 1932.

Nem precisamos ir tão longe na linha do tempo. Até o ano passado uma mulher casada que desejasse usar o DIU, dispositivo intrauterino como método contraceptivo, deveria apresentar antes o consentimento do marido. A exigência começou a cair por lei aprovada nas assembleias legislativas do país.

O número crescente de casos de violência contra a mulher apresentados há algumas semanas pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que há muito o que avançar no Brasil em igualdade de gênero, apesar das conquistas importantíssimas desde aquele ano de 1908. O campo político é um exemplo de um espaço onde a mulher ainda tem participação pequena.

É para isso que existe o Dia da Mulher. Para debater sobre conquistas e refletir sobre o que ainda precisa melhorar.

Obrigado por ler a FOLHA!


LEIA TAMBÉM ESPECIAL 8M:

+ 'Sonhar grande' levou londrinense a pilotar gigante de mais de 50 toneladas

+ Senai Londrina oferece cursos exclusivos para mulheres na área automotiva

+ Três mulheres de Londrina que fazem arte com muita identidade

+ Mulheres conquistam espaço em profissões dominadas pelos homens

+ 8M: Sete filmes com mulheres poderosas para você assitir hoje