O conceito denominado “Acupuntura Urbana” foi implementado por arquitetos a partir dos anos 2000. Tinha como base um conjunto de intervenções pontuais. Visava a melhoria gradual das cidades.

Penso em um contraponto: o “Ikejimê Urbano” ou “Dessensibilização Urbana”. A saber, o Ikejimê é uma técnica tradicional japonesa de eutanásia, aplicada no pescado. Um fio metálico certeiro, no nervo cervical de peixes, provoca a imediata perda de sensibilidade.

Agora, inventaram de fincar intrusivos totens com câmera de vigilância nas praças. Parece um equipamento de dessensibilização. Nada importa além do reconhecimento facial. Torna o entorno insensível. Verdadeiro “Ikejimê Urbano”.

Nossas praças agonizam. Simples cenários, coloridos e silenciosos. Não mais marcam o tempo. Ninguém sabe seu significado. Poderia, então, existir um outro tipo de dispositivo. De alerta da perda de memória de espaços públicos.

Epa.... Disparou o alarme da Praça da Bandeira...“do Reino Unido”. Pintaram o Altar da Pátria, um bloco polido de pedra basalto da região. Sumiram com a placa de bronze com a inscrição “Ao Civismo do Povo de Londrina”, comemorativa da inauguração em 7 de setembro de 1943.

Humberto Yamaki, coordenador do Laboratório de Paisagem UEL

Recurso público de multa de trânsito

Passou meu prazo de recorrer da multa de trânsito à prefeitura de Londrina. Vou apelar ao cidadão e cidadã que, como eu, acredita na produção cultural da cidade. Um dos locais que abraça essa produção é o Cine Teatro Ouro Verde. Vou em quase todos os eventos.

Na frente do cinema tem um calçadão amplo com os petit-pavé históricos da cidade. À noite não passa quase ninguém por ali. Medo de assalto? Talvez.

Esse medo fica diluído nos dias em que o teatro abre as portas para apresentações. Não raras as vezes tive que estacionar bem longe da entrada causando desconforto emocional e físico. Receio de ser assaltada e de cair nas calçadas maltratadas.

Às vezes cometo a desobediência civil, estaciono num local – nesse calçadão- que não atrapalha transeuntes e dá conforto a uma velha criatura com necessidades especiais como eu e outras tantas pessoas.

Profissionais da polícia estacionam nos locais proibidos para autuar as pessoas. Estranho por que estariam lá como tantos episódios de violência pela cidade?

Por isso sugiro estacionamentos especiais para noites de eventos na frente do Ouro Verde e AML (Associação Médica de Londrina). Aproveito para pedir, publicamente, isenção dessa multa.

Desde já agradeço a consideração e abomino a falta dela.

Mira Roxo, leitora da Folha de Londrina.

Os artigos, cartas e comentários publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina, que os reproduz em exercício da sua atividade jornalística e diante da liberdade de expressão e comunicação que lhes são inerentes.

COMO PARTICIPAR| Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação.| As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. | ENVIE PARA [email protected]