Dois totens de segurança estão sendo instalados na área central de Londrina - na Praça Marechal Floriano Peixoto, conhecida como Praça da Bandeira, que fica ao lado da Catedral de Londrina, e no Bosque Central - e tem gerado curiosidade das pessoas que frequentam os espaços. Até o momento, os equipamentos não estão em funcionamento.

O projeto pioneiro funciona há quase um ano na Praça Dom Pedro I, localizada no Jardim Shangri-lá, zona oeste, por meio de uma parceria entre a secretaria municipal de Defesa Social e a CTD (Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento). O totem conta com câmeras de monitoramento, além de tecnologias de reconhecimento facial e um botão de emergência, que pode ser acionado para chamar os guardas municipais.

Moradores e comerciantes da região dizem se sentir mais seguros após a instalação de totem, que aconteceu em agosto de 2022. O local, que antes era ocupado por pessoas em situação de rua, passou por uma revitalização e, agora, conforme aponta a população, "se tornou mais seguro".

SENSAÇÃO DE SEGURANÇA

A artesã Viviane dos Santos Marianeli frequenta a região semanalmente devido ao trabalho e às visitas que faz para a irmã. Segundo ela, o dispositivo transmite a sensação de segurança. "Eu frequento a região aqui da praça há bastante tempo e lembro como era antes da revitalização e da instalação do totem. Eu e minha irmã, que mora aqui perto, já passamos muito medo porque já aconteceu de seguirem a gente", conta.

A artesã observa que o monitoramento feito pela câmera instalada no totem não é o único ponto positivo do equipamento. "Achei muito boa a ideia do botão de segurança. Graças a Deus nunca precisei usar, mas é bom saber que a gente pode chamar os guardas rápido caso aconteça alguma coisa."

O gari José de Oliveira é responsável pela limpeza das vias e dos entornos na avenida Tiradentes há mais de seis anos e também avalia a instalação do totem como positiva. "Eu nunca passei por nada aqui, não, porque já conheço todo mundo, mas já vi muita coisa. Depois que arrumaram tudo e colocaram a câmera melhorou bastante."

Imagem ilustrativa da imagem Defesa Social instala totens de segurança no Centro de Londrina
| Foto: Caroline Knup

O equipamento de segurança possui nove câmeras (oito fixas e uma com capacidade de longo alcance) e possibilita a interação por voz da população com a central de monitoramento da GM. Além disso, quando uma pessoa se aproxima do equipamento, uma câmera de reconhecimento facial é acionada, o que permite a identificação, caso ela esteja no banco de dados da Guarda.

A reportagem procurou a assessoria de comunicação da secretaria municipal de Defesa Social para saber quando os totens da região central começam a funcionar, mas não obteve retorno até a publicação do material.

Em uma coletiva de imprensa realizada em março deste ano, o secretário Pedro Ramos, disse que pelo menos outros cinco totens devem ser instalados na cidade. Os locais citados por ele na época são: o Complexo Esportivo do Jardim Maria Cecília; o CEU (Centro de Artes e Estudos Unificados) do Jardim Santa Rita; o Anfiteatro do Zerão; a Praça do Acquaville e a rotatória no cruzamento das avenidas Ayrton Senna e Maringá.