Em nome da Alumni UEL, a Associação dos Ex-alunos da Universidade Estadual de Londrina, quero manifestar o nosso irrestrito apoio ao movimento reivindicatório dos professores de todas as universidades do Estado do Paraná.

Os professores universitários tiveram que tomar a medida grave, difícil, de iniciar o movimento de greve, que está acontecendo em nossas universidades estaduais, para reivindicar a recomposição de perdas inflacionárias nos seus salários, porque estão há vários anos com os salários sem esta recomposição de perdas.

Por parte da nossa associação quero fazer um apelo ao governador Ratinho Júnior, à Assembleia Legislativa do Paraná, através do seu presidente, o deputado Ademar Traiano, aos deputados da base do governo estadual e aos deputados da oposição, para que essas autoridades analisem com o sentido de justiça, de bom senso e de respeito, que lhes são característicos, a reivindicação dos docentes universitários estaduais.

A mesma justiça, bom senso e respeito que merece a atividade desses docentes, pela importância que têm a função que eles exercem, formando quadros que são os profissionais que fazem o nosso estado funcionar. Formam médicos, engenheiros, agrônomos, dentistas, enfermeiros, professores, historiadores, pesquisadores, enfim, quadros técnicos que atendem à nossa população e que fazem a grandeza do nosso Paraná.

Os professores universitários estaduais do Paraná ensinam, elaboram projetos técnicos e sociais, desenvolvem pesquisas, fazem projetos de extensão que atendem diretamente nossa população, principalmente a carente, gastam seus ganhos nas cidades onde vivem, incrementado a economia e, principalmente, formam pessoas. Graças à dedicação acadêmica destes professores, nossas universidades públicas estaduais têm reconhecimento nacional e internacional, engrandecendo o nome de nosso estado. Graças a estes docentes nossas universidades não são meras emissoras de diplomas. Formam cidadãos.

Governador Ratinho Júnior, Presidente Ademar Traiano e senhores deputados estaduais, apelamos à vossa sensibilidade e capacidade de governança, para que construam uma solução competente, sábia e justa e demonstrem seu respeito e valorização aos nossos professores universitários, para que as universidades estaduais voltem às suas atividades com a tranquilidade e a produtividade acadêmica que sempre tiveram. Contamos com os senhores.

Gilberto Berguio Martin, Conselheiro Geral da Alumni UEL

Os artigos, cartas e comentários publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina, que os reproduz em exercício da sua atividade jornalística e diante da liberdade de expressão e comunicação que lhes são inerentes.

COMO PARTICIPAR| Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação.| As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. | ENVIE PARA [email protected]