São Paulo - Rishi Sunak, ex-secretário de Finanças do Reino Unido, será o novo líder do Partido Conservador e, por consequência, o novo premiê britânico após a parlamentar Penny Mordaunt, sua concorrente, desistir da disputa na manhã desta segunda-feira (24).

Sunak estudou em Oxford e em Stanford, onde conheceu e se casou com Akshata Murty, filha de um bilionário indiano do ramo da tecnologia
Sunak estudou em Oxford e em Stanford, onde conheceu e se casou com Akshata Murty, filha de um bilionário indiano do ramo da tecnologia | Foto: Daniel Leal/AFP

Sunak, 42, a primeira pessoa não branca a ser eleita para a liderança britânica, vence a corrida iniciada após Liz Truss renunciar ao cargo na quinta (20) como resultado do fracasso de seu plano econômico.

Filho de pais que emigraram de nações da África Oriental, ele tem ascendência indiana e ganhou notoriedade no país após capitanear a economia em meio à pandemia de coronavírus. Sunak também foi um dos primeiros a pular fora do governo de Boris Johnson, em julho, quando a gestão mergulhou em uma crise.

Boris, que renunciou ao cargo em 7 daquele mês, chegou a ser cotado para tentar novamente o cargo de premiê. Mas anunciou no domingo (23) que não entraria na disputa, abrindo vantagem para Sunak.

O ex-secretário havia conquistado o apoio público de ao menos 51% dos parlamentares conservadores - são 357 no total. Para que candidatos avançassem na disputa, era necessário angariar ao menos cem apoios.

Penny Mordaunt, que se notabilizou como secretária de Defesa na gestão de Theresa May, em 2019, tinha cerca de 27 endossos públicos na manhã desta segunda, antes de desistir da corrida. Sua campanha, porém, dizia que ela já se aproximava de 90.

Mordaunt não falou sobre a cifra no comunicado em tom amistoso no qual manifestou a desistência. Em vez disso, disse que Sunak terá seu total apoio e que, com as eleições internas, seus correligionários demonstram aquilo que buscam para o país: estabilidade.

LEIA TAMBÉM:

+ Candidatos no Reino Unido prometem linha dura contra imigração irregular

"Trata-se de uma decisão histórica, que mostra, mais uma vez, a diversidade e o talento do nosso partido; estou orgulhosa da nossa campanha e grata a todos que apoiaram minha candidatura."

Sunak será o primeiro premiê que o rei Charles 3º empossará. O futuro premiê chegou a disputar a corrida anterior pela liderança britânica, contra Truss. Mas angariou cerca de 42% dos votos dos cerca de 160 mil membros do Partido Conservador, ante 57,4% da rival.

Truss, em breve comunicado no Twitter, parabenizou Sunak pela vitória e disse que ele terá seu total apoio para governar. A ex-primeira-ministra Theresa May também enviou uma mensagem: "Sunak vai trazer a calma, a competência e o pragmatismo que nosso país precisa."

Sunak é um dos políticos mais ricos do país. Seu pai é médico de família do sistema público de saúde; sua mãe, uma farmacêutica. Ele estudou em Oxford e em Stanford, onde conheceu e se casou com Akshata Murty, filha de um bilionário indiano do ramo da tecnologia.

Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.