São Paulo - Um aquário em Berlim que abrigava cerca de 1.500 peixes exóticos explodiu nesta sexta-feira (16), espalhando mais de 1 milhão de litros de água e detritos em uma rua no movimentado distrito de Mitte, de acordo com serviços de emergência da Alemanha.

A rua próxima ao complexo que leva da Alexanderplatz ao Portão de Brandemburgo precisou ser fechada devido ao grande volume de água que saiu do prédio
A rua próxima ao complexo que leva da Alexanderplatz ao Portão de Brandemburgo precisou ser fechada devido ao grande volume de água que saiu do prédio | Foto: John MacDougall/AFP

Cerca de cem socorristas foram acionados para se dirigirem ao local, um complexo de lazer que abriga hotel, museu, lojas, restaurantes e o AquaDom, que a administração chama de o maior aquário cilíndrico independente do mundo, com 16 metros de altura.

Segundo a polícia de Berlim, duas pessoas ficaram feridas pelos estilhaços após a explosão. Os bombeiros informaram que não conseguiram acessar o andar térreo do prédio em que estava o aquário devido à quantidade de destroços.

A causa da explosão ainda é desconhecida, mas uma das suspeitas das autoridades é de que as baixas temperaturas tenham provocado rachaduras na estrutura, que acabou cedendo à pressão das mil toneladas de água. Policiais e bombeiros não comentaram o destino dos peixes.

LEIA TAMBÉM:

+ Cliente fica em estado grave após carro invadir bar em Rolândia

De acordo com a imprensa alemã, o incidente ocorreu às 5h45 do horário local (1h45 em Brasília). Cerca de 400 pessoas que estavam hospedadas no hotel foram instruídas a deixar o prédio, e ônibus foram enviados ao complexo para abrigá-las, já que a temperatura em Berlim estava em torno de -7°C.

A rua próxima ao complexo que leva da Alexanderplatz ao Portão de Brandemburgo - pontos turísticos da capital - precisou ser fechada pelas autoridades devido ao grande volume de água que saiu do prédio.

"Há cacos [de vidro] por toda parte. Tudo foi inundado. Parece um pouco com uma zona de guerra", disse a advogada Sandra Weeser, que estava hospedada no hotel, à agência de notícias Associated Press.

O AquaDom foi fechado para reformas em outubro de 2019. Devido à Covid, seguiu fechado por quase três anos, até junho deste ano. Segundo a empresa que o administra, o aquário abriga espécies que vão de peixes-palhaços, como o do filme "Procurando Nemo", a cavalos-marinhos, águas-vivas e arraias.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.