As mesas de jantar podem ser de vários modelos e tamanhos e, se na hora de escolher um tipo você tem dúvidas, veja as dicas das arquitetas Ieda e Carina Korman, do escritório Korman Arquitetos.

Imagem ilustrativa da imagem Com o escolher as mesas de jantar?
| Foto: Gui Morelli/Divulgação

As arquitetas lembram que a mesa de jantar é capaz de ser protagonista de um ambiente. Para não errar na escolha, é necessário ter em mente o lugar que ela ocupará no projeto - apartamentos integrados muitas vezes não contam com uma sala de jantar, por exemplo, e a mesa pode vir acoplada a uma bancada de cozinha. Seu tamanho também é diretamente relacionado com a amplitude do ambiente. "Além dos cuidados com a circulação, o tamanho da mesa de jantar deve ser definido de acordo com o número de pessoas que ela pode acomodar", explica a arquiteta Ieda Korman, por meio de sua assessoria de imprensa. Uma dica é sempre optar por modelos que acomodem ao menos duas pessoas a mais do que o número de moradores.

Imagem ilustrativa da imagem Com o escolher as mesas de jantar?
| Foto: Gui Morelli/Divulgação

O formato ideal de uma mesa de jantar, por sua vez, varia de projeto para projeto, dizem as arquitetas. Bastante tradicional, a mesa retangular é perfeita para famílias grandes, pois pode facilmente acomodar muitos convidados. Ao mesmo tempo, ela é indicada para espaços estreitos e, ainda, pode ser alocada com uma das cabeceiras encostada em uma parede.

"A mesa quadrada, por sua vez, ocupa mais espaço, mas acaba aproximando os convidados", diz Ieda. As mesas de jantar redondas são as melhores para ambientes pequenos, pois não comprometem a circulação, e também estimulam as conversas. Por não possuir quinas, são ótimas para casas com idosos ou crianças. Em qualquer opção de formato, as mesas com pé central otimizam espaço e facilitam na hora de acomodar um assento extra.

Imagem ilustrativa da imagem Com o escolher as mesas de jantar?
| Foto: Gui Morelli/Divulgação

Cuidados com o material

Independente do tipo de mesa, a escolha correta do material e acabamento é essencial para garantir bom uso do mobiliário. "Deve-se sempre considerar a frequência de uso e funcionalidade da mesa, buscando os materiais corretos. Para quem busca facilidade de limpeza, por exemplo, o vidro é um aliado", aponta Ieda.

O material também deve estar de acordo com o estilo de projeto. Mesas com tampo de mármore, por exemplo, são a pedida perfeita para um décor clássico, ao passo que as de madeira são atemporais, podendo passear do contemporâneo ao rústico. Para um visual leve, o tampo de vidro é a melhor opção.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

LEIA TAMBÉM:

O ganho de capital na venda de imóvel rural