No projeto de Andrade & Mello Arquitetura, a arandela flexível e pendente compõem a iluminação do quarto
No projeto de Andrade & Mello Arquitetura, a arandela flexível e pendente compõem a iluminação do quarto | Foto: Emerson Rodrigues/Divulgação

Quem vive em imóveis pequenos sempre busca alternativas criativas para ganhar espaço, apostando em mobiliários planejados, em peças multiuso, ou em soluções diferentes para harmonizar os ambientes. Um detalhe acaba sendo esquecido: a iluminação, que é uma ferramenta importante para dar ao ambiente diversas sensações, como amplitude, bem-estar e aconchego.

Os profissionais da empresa Yamamura, referência no segmento, indicam ideias para cada cômodo pequeno da casa ou apartamento. Eles lembram que em apartamentos menores, geralmente com integração total ou parcial, é bom contar com um tipo de iluminação versátil, por meio de luminárias para fins diversos. Por conta disso, sugerem peças compactas, mas eficientes para várias atividades.

Um modelo perfeito, segundo eles, é a arandela articulada, que permite um manuseio mais flexível da peça. Outras opções bastante utilizadas são as luminárias de mesa e de piso com instalação fácil (para a maioria delas basta conectar na tomada). Assim, é possível dar aquela repaginada em casa sempre que necessário, e o melhor: sem o quebra-quebra das reformas. Além disso, os trilhos também representam alternativas interessantes, pois com eles é possível inserir e retirar spots a qualquer momento.

Por outro lado, os especialistas orientam evitar os lustres de cristal grandes e imponentes, pois ocupam muito espaço, fator que limita o uso da peça e reduz as dimensões do ambiente. Ventiladores de teto maiores, que sejam desproporcionais ao local, também podem atrapalhar. Em geral, todas as peças de grandes volumes devem ser evitadas.

Salas de estar e jantar pequenas

Geralmente, as salas de estar e jantar são integradas em imóveis com metragem reduzida. Dessa forma, o tipo de iluminação deve ser eficiente para ambas as funções. Exatamente por isso, as luzes de temperatura de cor branco quente (2400K a 3000K) são ideais para compor um ambiente intimista, perfeito para receber convidados para um jantar agradável, ou ainda, em uma noite de jogos. Quanto aos tipos de luminárias mais indicadas estão pequenos pendentes decorativos, que podem ser dispostos em cima da mesa de jantar, ou ainda, de trilhos ou plafons minimalistas, que combinem entre si.

Cozinhas e banheiros pequenos

Nos casos de cozinhas e banheiros compactos é recomendado o uso de peças que proporcionem maior eficiência e ocupem menos espaço. O uso de perfis de LED em mobiliários, acima das bancadas, é perfeito para auxiliar nas tarefas, em acréscimo a peças como trilhos centrais a esses ambientes. Nesses casos, o uso de lâmpadas ou LED integrado em temperaturas de cor neutra (4000K) ou branco quente (3000K) são indicadas para que o local fique com uma iluminação efetiva, e mesmo assim, continue integrada com os demais ambientes.

Quartos Pequenos

Uma boa opção para o quarto é o uso de arandelas e pequenos pendentes nas laterais das camas ou nas cabeceiras. A utilização dessas peças com luz indireta traz uma iluminação mais aconchegante para o espaço, recomendada para uma boa noite de sono. Ainda nessa atmosfera, outra ideia é o uso de plafons, também com luz indireta, que oferece suavidade.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

LEIA TAMBÉM:

Quando é a hora de chamar a polícia para acabar com barulho na casa do vizinho?