Depois de setembro registrar índice de chuvas abaixo da média histórica para o mês no Paraná, outubro começou com muita água. Na Região Norte do Estado, o tempo fechou no final da manhã de sexta-feira (1) e seguiu assim por todo o final de semana, com nuvens bastante carregadas. Nos primeiros três dias, já choveu na região de Londrina quase 70% do volume esperado para todo o mês. De sexta-feira a domingo, foram registrados 104,9 milímetros. A média histórica de outubro é de 154,8 milímetros. Para esta semana, o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) prevê a continuidade das áreas de instabilidade e temperaturas mais amenas do que as registradas nos últimos dias de setembro.

Imagem ilustrativa da imagem Volume de chuvas em outubro já está 70% acima da média do mês no Norte do PR
| Foto: Roberto Custódio

“Há uma predisposição que se restabeleceu um tipo de padrão de circulação da atmosfera que determina o escoamento de umidade de regiões tropicais, como a Amazônia, o que não ocorria há muito tempo”, explicou o meteorologista Fernando Mendonça Mendes, do Simepar. Essa é uma das características que favorecem a formação de nuvens de chuvas na atmosfera da Região Sul do Brasil associada ao deslocamento de frentes frias pelo oceano.

Ao longo de toda esta semana, a previsão meteorológica indica a ocorrência de áreas de instabilidade intercaladas com períodos de melhora no tempo na região de Londrina. Para esta segunda-feira (4), a expectativa é de chuva com o maior volume esperado para o período das 9 às 15 horas. A temperatura deverá variar de 19 a 27 graus.

Para a terça-feira, o Simepar prevê sol, sem nuvens, com temperatura variando de 16 a 30 graus, e, na quarta e quinta-feira, o céu deve ficar parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva e a temperatura máxima não passa dos 28 graus. “Haverá uma ligeira melhora do tempo na terça, quando a frente fria se afasta e entra um ar mais seco no Estado, mas depois volta a formar nuvens de chuva”, disse Mendes.

Setembro foi marcado por muitos dias de tempo seco e temperaturas elevadas. No mês passado, grande parte do Paraná apresentou acumulado de chuva abaixo da média climatológica. Na região de Londrina, choveu apenas 50 milímetros no mês todo, metade a média histórica, que é de 100 milímetros.

Situação que não deve se repetir neste mês. “Vamos ter novas situações como essa (que favorecem a ocorrência de chuva) em outubro ainda. O que a gente percebe é que outubro está com indicativo para ser generoso em termos de chuva”, adiantou o meteorologista, trazendo esperança para quem aguardava o fim do período de estiagem prolongada. A sequência de dias secos no mês passado fez baixar ainda mais os níveis dos reservatórios de água e obrigou agricultores a atrasarem o plantio das culturas de verão.

LEIA TAMBÉM:

- Temporal provoca queda de árvores e deixa 25 mil casas sem energia

***

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.