O uso de máscaras para evitar a transmissão do novo coronavírus passou a ser obrigatório em Bandeirantes (Norte Pioneiro). A cidade registrou três casos da doença e a primeira morte na última sexta-feira (17). As máscaras devem ser utilizadas em qualquer atividade a ser realizada nas ruas e para o acesso a estabelecimentos comerciais e repartições públicas.

Apenas mercados, farmácias, lojas de materiais de construção e estabelecimentos ligados ao setor agropecuário estão em funcionamento em Bandeirantes
Apenas mercados, farmácias, lojas de materiais de construção e estabelecimentos ligados ao setor agropecuário estão em funcionamento em Bandeirantes | Foto: Sergio Ranalli

De acordo com a secretária de Saúde de Bandeirantes, Cristiane Araújo, o comércio em geral, por enquanto, permanece fechado. Apenas mercados, farmácias, lojas de materiais de construção e estabelecimentos ligados ao setor agropecuário estão em funcionamento.

LEIA TAMBÉM:

VÍDEO: Abertura do comércio lota centro de Londrina

‘As pessoas negam (a pandemia) para não entrarem em contato com o que as amedronta’, diz psicanalista

A prefeitura possui um plano de contingência da doença e um comitê para avaliar as medidas adotadas até o momento. Uma parceria com a Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) possibilitou a implantação de uma unidade de referência para o atendimento a pessoas que apresentam sintomas respiratórios.

O município também tem realizado busca ativa para identificar pessoas com suspeita de Covid-19. “É um atendimento de sentinela em que a equipe entra em contato com todos os serviços hospitalares, farmácias e clínicas particulares e identifica todas as pessoas que passaram por esses serviços com sintomas respiratórios. A partir daí já fazemos o monitoramento junto com a Vigilância Epidemiológica e toda a orientação de isolamento”, detalha.

Casos leves são tratados nas unidades de saúde locais. Conforme a secretária, o município possui apenas um hospital filantrópico sem leitos disponíveis para o tratamento de pacientes com Covid-19. Casos moderados e graves da doença são encaminhados ao Hospital Universitário de Londrina.

O morador de Bandeirantes, de 76 anos, que faleceu na última sexta-feira estava internado na UTI do HU de Londrina desde o dia 8 de abril. A secretária de Saúde afirmou que o aposentado não fez viagens nas semanas anteriores ao aparecimento dos sintomas. Pessoas próximas à vítima realizaram testes para Covid-19, mas não foram identificados novos casos da doença.

A unidade de referência para o atendimento aos casos suspeitos da doença está em funcionamento das 8h às 17h. A intenção é ampliar o horário de atendimento após a contratação de mais médicos, enfermeiros e profissionais da saúde. Pessoas com dúvidas sobre sintomas da doença ou informações relacionadas a Covid-19 podem entrar em contato com o serviço de saúde do município pelo telefone (43) 3542-8003.