O reitor da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Sérgio Carvalho, divulgou no sábado (2) que a instituição está prestes a receber a habilitação do Lacen-PR (Laboratório Central do Paraná) para a realização dos testes conhecidos como RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), que é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da Covid-19. Já foram realizados vários testes e na segunda feira serão enviadas cinco amostras positivas para o SARS-COV-2 para que o LACEN credencie a UEL para já liberar os resultados no sistema GAL.

está prestes a receber a habilitação do Lacen (Laboratório Central do Paraná) para a realização dos testes de diagnóstico da Covid-19.
está prestes a receber a habilitação do Lacen (Laboratório Central do Paraná) para a realização dos testes de diagnóstico da Covid-19. | Foto: Jaelson Lucas/AEN

Os testes de PCR em tempo real para o novo coronavirus (SARS-Cov-2) serão realizados no Setor de Diagnóstico Molecular do LAC (Laboratório de Análises Clínicas) do Hospital Universitário de Londrina, que atua há mais de 15 anos para realização de carga viral de AIDS, Hepatites e citomegalovírus da Rede DST AIDS do Ministério da Saúde.

A implantação e supervisão dos testes de PCR serão realizados por docentes da UEL do departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas do CCS, que irão liberar o resultados pelo sistema GAL-PR (Gerenciador de Ambiente Laboratorial).

Além dos equipamentos o Setor de Diagnóstico possui cabine de segurança biológica NB2 para termos segurança no manuseio de amostras biológicas de pacientes com a Covid-19.

LEIA TAMBÉM:

- Mapa do coronavírus no Paraná:

- UEL implanta telemedicina e tele diagnóstico

Quanto a realização, estes testes podem ser dividido em duas etapas. A primeira de extração do RNA viral das amostras biológicas, em nosso caso totalmente automatizada, e a segunda de amplificação e detecção do RNA viral. Os insumos da primeira etapa serão fornecidos pelo Ministério da Saúde e pelo Hospital Universitário, os da segunda etapa por meio de uma parceria com a PML (Prefeitura Municipal de Londrina). Inicialmente foram adquiridos reagentes para 4000 mil testes. Tanto a prefeitura como o HU estão iniciando o processo para a aquisição de mais 4000 testes.

Os resultados estarão prontos em no máximo 48 horas e de maneira ininterrupta. A capacidade inicial será de aproximadamente 200 testes/dia, mas será reavaliada de acordo com o fluxo das amostras e a performance dos equipamentos. O Lacen tem uma capacidade de até 600 testes/dia para a rede pública do Paraná. Além do diagnóstico o LAC realiza, de forma contínua, uma gama de exames necessários para a assistência ao paciente com Covid-19.

A reitoria contratou duas bioquímicas para reforçar a equipe do setor de diagnóstico molecular para manter uma rotina diária para o SARS-Cov-2. É importante salientar que a rotina de realização dos exames de carga viral para HIV, Hepatite e citomegalovírus será mantida.

Carvalho destacou que havia uma pressão grande da sociedade civil para que a UEL realizasse os testes logo, mas a responsabilidade de fazer tudo corretamente falou mais alto. "Nós não somos uma universidade banal. Nós prezamos pela questão técnica. Só quando fizermos todos os testes e constatarmos que não passaremos vergonha tecnicamente é que poderemos oferecer o serviço", destacou o reitor.

O professor José Wander Breganó ressaltou que há muita pressão para realizar os testes na UEL de maneira ininterrupta em um prazo de 24 a 48 horas, porque o HU de Londrina é um hospital de referência. “O nosso setor já existe há 15 anos e já temos o protocolo de biossegurança implementados e as cabines recomendadas para a realização dos testes. Enviamos cinco amostras de testes realizados aqui ao Lacen para conseguir o credenciamento”, destacou. Ele informou que assim que isso ocorrer a UEL estará habilitada a realizar os exames.

A aquisição dos insumos foi uma tarefa difícil devido a grande procura mundial de insumos e reagentes necessários. Parte dela foi feita pelo município. O Secretário de Gestão Pública de Londrina, Fábio Cavazotti, ressaltou que a UEL não tinha todos os reagentes e o município se dispôs a fazer essa aquisição. “Compramos nos Estados Unidos e já está entregue. O que essa crise mostrou é a importância da realização dos testes e a coisa mais difícil nesse momento é comprar testes rápidos. Os que estão disponíveis são produtos de baixa qualidade. Quando soubemos que a UEL tem condições de fazer isso abriu uma porta de maneira inestimável”, ressaltou Cavazotti.

A Superintendente de Atenção à Saúde, na Sesa (Secretaria da Saúde do Estado do Paraná), Maria Goretti Lopes, ressaltou que é uma satisfação de colocar a telemedicina e o telediagnóstico em ação, e colocar o laboratório para testar mais e agilizar a resposta. “A UEL poderá testar todos os pacientes que forem internados por síndrome respiratória aguda grave. Lacen poderia fazer isso, mas se isso puder ser feito localmente pode agilizar o processo”, explicou.

A diretora técnica do Lacen, Irina Riediger, ressaltou que a habilitação do laboratório da UEL para a realização dos testes rápidos do Covid-19 deve sair em breve. “Recebi o processo de habilitação da UEL com satisfação. Nos próximos dias emitiremos essa habilitação, assim que analisarmos o resultado. A UEL possui compromisso com a saúde pública e juntos somos mais fortes e daremos resposta mais rápida para nossa população”, garantiu.

O Secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, ressaltou que agora que o Estado enfrentará as estações mais frias, haverá um aumento muito grande da internações por Síndromes respiratórias agudas graves. "Dentro do HU a grande sacada não será a confirmação do diagnóstico de Covid-19, mas o diagnóstico de exclusão para ter mais leitos à disposição."

A Embrapa contribuiu com o fornecimento de mais um equipamento de amplificação de detecção que servirá de backup para outros dois que estão alocados no LAC.

Evolução dos casos em Londrina:

Evolução dos casos no Paraná: