Após dar uma trégua no final de semana, o calor volta a marcar presença na maioria das cidades paranaenses no decorrer desta semana. Conforme previsão do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), apesar do tempo nublado, a partir da tarde de segunda-feira (31) as temperaturas no Estado devem ficar mais elevadas, deixando o clima abafado. Na região de Londrina, o sol deve voltar a aparecer na quarta-feira (2), com termômetros chegando a 31 graus. A partir de quinta (3) aumenta a instabilidade, com pancadas de chuvas em todo o Paraná e grande risco de tempestades.

De acordo com o Simepar, haverá chuvas isoladas e de curta duração em diversas cidades paranaenses entre segunda (31) e terça-feira (1). Nesses dias, a temperatura média deve variar entre 20 e 30 graus. Entre quarta (2) e sexta-feira (4), os paranaenses devem ter dias de sol, com os termômetros marcando entre 18 e 31 graus.

Leia mais: Londrina registra maior temperatura do ano

O boletim meteorológico do Simepar prevê possibilidade elevada de tempestades para o Paraná no próximo final de semana. Em Londrina e região, a previsão é de chuva no sábado (5) e no domingo (6), com temperaturas variando entre 18 e 31 graus. O mesmo quadro é previsto para as cidades do litoral paranaense.

Chuvas deixam mortos em SP

As fortes chuvas que atingem o estado de São Paulo desde a noite de sábado (29) causaram deslizamentos, alagamentos e interdições. Foram registradas ao menos 19 mortes na Grande São Paulo e no interior do Estado até o final da tarde de domingo (30). Entre as vítimas estão 12 adultos e sete crianças. Os óbitos foram confirmados em Arujá, Embu das Artes, Ribeirão Preto, Várzea Paulista, Franco da Rocha e Francisco Morato.

Em Várzea Paulista, cinco pessoas de uma mesma família morreram após a casa em que moravam ser atingida por um deslizamento de terra, por volta das 8h de domingo (30). Segundo a prefeitura, as vítimas são um homem de 41 anos, a esposa, de 30, e os três filhos do casal — um menino de 12 anos e duas meninas, de 10 e 1 ano.

Em Embu das Artes, um deslizamento de terra deixou três mortos na madrugada deste domingo. Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas foram uma mulher de 45 anos e seus dois filhos —um homem de 21 anos e uma menina de 4.

Em Franco da Rocha, a prefeitura afirmou em em suas redes sociais que três pessoas foram resgatadas sem vida de um deslizamento na rua São Paulo e que uma quarta morreu no hospital.

Em função das chuvas, deslizamento de terra em Franco da Rocha (SP) deixou mortos e feridos
Em função das chuvas, deslizamento de terra em Franco da Rocha (SP) deixou mortos e feridos | Foto: Roberto Costa/ Código 19/ Folhapress

A cidade ainda sofre com alagamentos. Segundo a prefeitura, os rios Juquery e o Ribeirão Eusébio transbordaram e os dois lados da cidade estão inundados.

Desde meia-noite até as 6h de domingo (30), já foram registrados seis chamados para deslizamentos de terra e 47 para quedas de árvore na Grande São Paulo, segundo informações oficiais do Corpo de Bombeiros.

temporal deixou 500 famílias desabrigadas

Cerca de 500 famílias ficaram desalojadas por causa das chuvas. O governador João Doria (PSDB) sobrevoou as regiões alagadas e prometeu destinar R$ 15 milhões aos municípios atingidos.

Risco de novos deslizamentos

No domingo (30), o Inmet (Instituto Nacional de Metereologia) emitiu alerta de grande perigo de inundações e deslizamentos no Estado de São Paulo. De acordo com o órgão, as chuvas representam risco na Grande São Paulo e em mais nove regiões, além do leste de Mato Grosso do Sul: Presidente Prudente; São José do Rio Preto; Campinas; Araçatuba; Araraquara; Piracicaba; Bauru; Ribeirão Preto; e Assis.

Em Monte Mor (SP), o rio Capivari inundou residenciais e ruas; outras cidades também estão sofrendo com alagamentos
Em Monte Mor (SP), o rio Capivari inundou residenciais e ruas; outras cidades também estão sofrendo com alagamentos | Foto: Luciano Claudino/ Código 19/ Folhapress

Vacinação foi interrompida em São Paulo

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo suspendeu no domingo (30) a vacinação contra a covid-19 por conta do impacto das chuvas que atingiram a capital durante todo o dia. A decisão foi tomada para preservar a segurança da população e também dos servidores municipais. A previsão é que a vacinação seja retomada nesta segunda-feira (31) nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), megapostos e drive thrus. (Com informações da Folhapress e do portal UOL).

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1