Nesta segunda-feira (24) as cidades de Londrina (36,1ºC), Maringá (37,5ºC), Paranavaí (38,8ºC), Cianorte (40,1ºC), Cândido de Abreu (38,1ºC) registraram as temperaturas mais altas de 2022. Outras localidades em destaque são Guaíra, que registrou 41,3 °C - maior do histórico, desde o início de operação da estação (ago/1997), e Pato Branco, que registrou 37,0 °C - maior de janeiro desde o início de operação da estação, 1998.

Termômetro localizado em estabelecimento comercial da avenida Tiradentes , em Londrina, marcou 40ºC, mas Simepar indicou que temperatura máxima foi de 36,1ºC.
Termômetro localizado em estabelecimento comercial da avenida Tiradentes , em Londrina, marcou 40ºC, mas Simepar indicou que temperatura máxima foi de 36,1ºC. | Foto: Gustavo Carneiro/Grupo Folha

O meteorologista do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), Reinaldo Kneib, apresentou a previsão dos próximos dias. “A intensa onda de calor que persiste há alguns dias sobre todas as regiões paranaenses já está com os dias contados. Até quarta-feira ainda vai fazer bastante calor, principalmente na região Leste do Paraná. A temperatura ainda vai ficar acima dos 30ºC na capital paranaense.”

Segundo ele, a partir de quarta-feira a umidade volta a ficar elevada em todas as regiões paranaenses. “Com isso o calor associado à umidade favorece os temporais de verão, as chuvas de curta duração. Porém são chuvas fortes acompanhadas por bastante incidência de raios, rajadas ocasionais de ventos, e pode ter alguma queda de granizo.”

LEIA TAMBÉM:

+ Cidades do Paraná superam os 40 graus neste domingo

+ Verão pede alimentos leves e muita água

Ele explicou que depois, a partir de quinta-feira até o fim de semana, o que vai marcar são as temperaturas mais baixas principalmente no Leste, onde as temperaturas vão diminuir de cinco a sete graus em relação ao início da semana devido à cobertura de nuvens e pela própria precipitação. “No interior do Paraná continua quente e abafado, mas não há previsão de temperaturas tão elevadas quanto a dos últimos dias que chegaram a 40ºC nas regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste do Paraná. A tendência é que tenhamos uma diminuição do calor a partir da quarta-feira em todas as regiões do Paraná.”

Segundo o Simepar, na terça-feira (25), as taxas de umidade do ar ainda seguem um pouco mais baixas sobre parte do Paraná. Ainda assim, há possibilidade de ocorrência de pancadas de chuva rápidas e localizadas a partir do período da tarde, principalmente nas regiões mais ao interior paranaense. Temperaturas elevadas ainda continuam sendo esperadas em todos os setores.

AUMENTO DA VENDA DE SUCOS

A vendedora Aline de Oliveira dos Santos trabalha há um ano na venda de refrescos naturais na frente do Terminal Urbano Central e seu quiosque é bastante frequentado por usuários do transporte coletivo. Ela enalteceu que o calor fez as vendas darem um salto. “Aumentou em 60% a venda de sucos e eu vendo cerca de 600 copos por dia. As pessoas dizem que nesse calor fica ruim para comer e o suco cai bem. Muita gente vem aqui e reclama que não conseguiu dormir por causa do calor. A gente tem copos de 400 ml, que são os que mais saem e também temos garrafa de 2 litros ”, destacou.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.