Depois de uma apuração que invadiu a madrugada desta quinta-feira (12), o que já era esperado, o professor Sérgio Carvalho, das Ciências Econômicas, foi eleito o novo reitor da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Líder da chapa Supera Uel, ele derrotou o outro candidato, o também docente Ronaldo Baltar, diretor do Centro de Ciências Sociais, do grupo "O Futuro É Agora", com 67% dos votos. O percentual foi confirmado pela presidente da comissão eleitoral, Eliana Bueno, que até o início da manhã não tinha a distribuição exata do pleito. Ao todo, 42 urnas foram espalhadas por 15 locais diferentes do campus.

Imagem ilustrativa da imagem Sérgio Carvalho é escolhido como novo reitor da UEL
| Foto: Reprodução/Agência UEL


O mandato de Carvalho, que assumirá o lugar de Berenice Jordão, vai até 2022. Ele irá comandar a universidade com Décio Sabbatini, professor de Farmácia e agora vice-reitor. À FOLHA, ele avaliou que "a campanha foi curta, porém intensa". O mesmo diagnóstico foi feito por Baltar. "Fomos em todos os departamentos e pudemos ter uma dimensão maior das demandas da comunidade universitária. Percebemos também que a UEL é formada por um grupo de pessoas muito comprometidas".

Em 2018, quase 25 mil pessoas, dentre professores, técnicos-administrativos e alunos, puderam votar. Foi a segunda oportunidade em que a participação dos estudantes teve o mesmo valor das outras categorias. As urnas foram abertas às 6h30 e lacradas pontualmente às 23h desta quarta-feira (11). O orçamento da UEL é de R$ 700 milhões/ano.

O presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Lourival Félix, tratou a definição do novo reitor como "indiferente". Nas redes sociais, o grupo pediu que os discentes votassem nulo. "Essa bandeira foi aprovada pela maioria, e nada mais é do que uma consequência da interpretação de que a reitoria, no nosso ponto de vista, é um órgão de poder representativo de pequenos setores da universidade. Felizmente eles são minoria. Há um braço repressivo criminalizando movimentos", observou. Ele garantiu que o órgão vai prosseguir com a defesa de pautas que considera importantes, como a busca por melhores condições do Restaurante Universitário (RU).

(atualizado às 10h)