O secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, divulgou nesta quinta-feira (3) como deve ser o planejamento da Prefeitura de Londrina para implantação das câmeras portáteis nos guardas municipais. A medida foi antecipada com exclusividade pela FOLHA, que mostrou a resposta positiva do prefeito Marcelo Belinati (PP) em adotar o sistema depois que o Ministério Público emitiu uma recomendação administrativa, no final do ano passado.

Na entrevista coletiva na sede do MP e acompanhado dos promotores Renato de Lima Castro e Susana de Lacerda, que fizeram o pedido, Ramos disse que a intenção inicial é adquirir 24 câmeras. Porém, não estipulou uma data para a compra. "Elas custariam cerca de R$ 102 mil, incluindo os materiais para armazenamento das imagens. Não estava previsto no orçamento deste ano. Vamos buscar alternativas e até recursos de fora, como do governo federal, por exemplo", afirmou.

Imagem ilustrativa da imagem Sem estipular prazo, prefeitura busca dinheiro para instalar câmeras em guardas
| Foto: Rafael Machado - Grupo Folha

Assim que os promotores fizeram o pedido, a Guarda Municipal procurou empresas que já forneciam a tecnologia para forças de segurança de outros estados brasileiros. Após esse contato, o órgão testou seis câmeras nos agentes que fazem o patrulhamento de rua durante 21 dias. Segundo o secretário, os resultados foram, em sua grande maioria, positivos. Mas algumas dificuldades também foram notadas.

"Alguns guardas ficaram um pouco inibidos durante o atendimento de ocorrências, principalmente aquelas em que a abordagem é mais incisiva. Mas isso é natural e pode ser aperfeiçoado em capacitações. Percebemos que as vítimas, quando informadas que estavam sendo filmadas, ficavam receosas na hora de denunciar, o que também pode ser melhorado", explicou Ramos.

Por outro lado, o chefe da GM ressaltou que os agentes serão beneficiados com as câmeras. "Além dos casos de abusos de autoridade, que podem ser combatidos, o próprio guarda acaba sendo protegido. Se a pessoa diz que foi agredida e isso não aconteceu, a filmagem vai comprovar. Não fica só no papel. Se filmou, não tem para onde correr".

De acordo com o promotor Renato de Lima Castro, a ideia é estender o sistema para outras categorias, como a Polícia Militar. Na semana passada, quando esteve em Londrina para inauguração da PEL 3 (Penitenciária Estadual de Londrina), o secretário de Segurança Pública do Paraná, Rômulo Marinho Soares, comentou que está aguardando uma posição do governo federal para padronizar o uso das câmeras no Brasil inteiro.

"Discordo da posição do secretário. Outros estados, como São Paulo, já adotaram as câmeras. Por que o Paraná está demorando tanto para instalar nos policiais militares? O Ministério Público está cobrando o comando da PM, mas a conversa ainda não evoluiu", concluiu Castro.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.