Os secretários estaduais da Saúde, Beto Preto, e da Educação e do Esporte, Renato Feder, fazem parte do "grupo" de ameaçados por meio de um e-mail direcionado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e recebido na manhã de quinta-feira (28). Cinco diretores do órgão também foram ameaçados. O autor da mensagem, cujo conteúdo foi divulgado pela imprensa, diz que quem atentar contra a saúde dos seus filhos será "morto". A alusão feita neste trecho foi à suposta obrigatoriedade de vacinação contra a Covid-19 para a efetivação da matrícula escolar no estado, o que, pelo menos por enquanto, não ficou estabelecido pela Sesa. O e-mail com a ameaça foi enviado no dia seguinte à farmacêutica Pfizer informar que pedirá a autorização da Anvisa para o uso de suas vacinas em crianças entre 5 e 11 anos.

Imagem ilustrativa da imagem Secretários paranaenses estão em lista de ameaçados por conta de vacinação em crianças
| Foto: Antônio Américo/SESA

A FOLHA entrou em contato com as assessorias dos secretários, que disseram terem ficado sabendo do conteúdo da mensagem por meio da imprensa e que ainda analisam quais seriam as medidas cabíveis. Entretanto, a própria Anvisa acionou a Polícia Federal e o Ministério Público, e remeteu ofícios ao STF (Supremo Tribunal Federal), Ministério da Justiça e os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado relatando o fato.

Leia Mais: Cartórios do Paraná registram mais 700 órfãos de Covid até seis anos de idade

Na mensagem, o autor refere-se aos imunizantes como "vacinas experimentais", e diz que pretende fazer com que seus filhos estudem na modalidade "homescholing" caso a vacinação em crianças seja aprovada pela Anvisa. "Deixando bem claro para os responsáveis, de cima para baixo; quem atentar contra a segurança do meu filho: será morto", escreveu o autor. "Isso não é uma ameaça. É um estabelecimento. Estou lhes notando por escrito porque não quero reclamações depois. Sem mais", concluiu.

A ameaça não foi anônima, mas a agência não tem certeza se o nome utilizado é o verdadeiro. Fazem parte da diretoria Antonio Barra Torres (diretor-presidente), Meiruze Sousa Freitas (segunda diretoria), Cristiane Rose Jourdan Gomes (terceira diretoria), Rômison Rodrigues Mota (quarta diretoria) e Alex Machado Campos (quinta diretoria).(Com Folhapress)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1