O secretário municipal de Saúde de Londrina, Felippe Machado, confirmou nesta quarta-feira (22) a perda do exame para teste de Covid-19 coletado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Sabará no dia 11 de julho. O paciente, um motorista de aplicativos de 35 anos, ficou na dúvida sobre seu diagnóstico final.

Imagem ilustrativa da imagem Secretário de Saúde confirma perda de exame de covid em UPA
| Foto: Emerson Dias/N.Com

Segundo o secretário Felippe Machado, no dia 11, foram feitas 77 coletas de material para exame do novo coronavírus, mas apenas 76 diagnósticos constam no sistema. “O exame dele não consta em lugar nenhum. Existe no prontuário [do paciente] a coleta por swab, mas não localizamos a amostra. Só podemos pedir desculpas pelo transtorno”, admitiu Machado.

O secretário disse, ainda, que a equipe da unidade de saúde foi reorientada a reforçar a atenção no checklist dos procedimentos da coleta para que não volte a acontecer.

O motorista de aplicativo fez a coleta de material num sábado e procurou o resultado na quarta-feira seguinte (15 de julho), mas a equipe da UPA não conseguia encontrar. Depois de horas, a coordenadoria da UPA admitiu que constava no prontuário dele a coleta, mas não o encaminhamento para o laboratório.

Foi oferecido a ele um novo procedimento, mas ele recusou devido ao incômodo físico do procedimento, que insere uma haste com algodão no fundo da cavidade nasal do paciente. Dois dias depois, ele fez um exame rápido em uma farmácia, que deu resultado negativo, mas o motorista disse que passou mal por mais de dez dias.

Segundo Machado, o caso é diferente de outros pacientes que afirmaram ter ficado sem o resultado dos exames coletados no dia 1º de julho. Neste caso, houve a coleta e o registro de encaminhamento do teste para o laboratório, que fez a análise, mas acabou não fazendo a homologação do resultado – após o caso vir à tona, os diagnósticos foram entregues e os quatro pacientes tiveram resultado negativo.