Imagem ilustrativa da imagem Secretaria do Ambiente adota medidas contra influenciador que jogou carro no Lago
| Foto: Divulgação/PM

Quanto vale uma curtida ou visualização? A mensuração tem atraído jovens para se tornarem relevantes nas redes sociais. A escolha do youtuber Juninho Bad Boy de jogar um Chevette cor-de-rosa no Lago Norte, em Londrina, é prova de que não há limites para a tentativa do sucesso. Em tempos em que a preservação ambiental é tema mundial, qualquer ação parecida com essa é inaceitável. O que foi criado para ser uma brincadeira virou assunto sério. A Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) instaurou, na segunda-feira (21), uma apuração para adequar a conduta do grupo do influenciador a “práticas de acordo com a lei de crimes ambientais e seu decreto regulamentador”, disse.

A Sema está considerando a conduta adotada pelos envolvidos com base na Lei de Crimes Ambientais, n° 9.605 de 1998, bem como o Decreto Federal nº 6.514 de 2008, que a regulamenta. Os trâmites do processo administrativo preveem esclarecimentos e contestações dos envolvidos, porém estes deverão ser feitos formalmente. O Município também solicitou a retirada dos vídeos das plataformas. “Além disso, vamos encaminhar ao Ministério Público para, caso eles julguem pertinente, fazerem proposição de uma ação penal. Também é possível que o MP avalie os demais aspectos com relação a trânsito, o risco colocado por essa prática a todos do entorno, enfim, apurar todas as responsabilidades”, concluiu.

O órgão afirma que é importante ainda destacar a necessidade da apuração do caso como forma de coibir novas práticas como a que aparece na internet. “É inaceitável transferir as responsabilidades para terceiros; ou mesmo dizer que jogou lixo em um lugar só porque já havia lixo no local. Este tipo de comportamento precisa acabar”, afirma o secretário José Roberto Behrend. Ele fala em referência à fala de um dos participantes do vídeo que disse que afirmou que o lago “não era nada limpinho e a gente pulou com o carro lá. (...) Tinha pneu velho, garrafa pet, saco de lixo, um monte de coisa velha”.

Ainda sobre o lixo no local, a secretaria afirma que, junto com a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina), limpa diariamente pontos de descarte irregular de entulhos. “Porém, algumas pessoas, insistem com este comportamento, de continuar lançando resíduos em locais proibidos, sendo que, além de crime, é uma falta de respeito com toda a sociedade”, concluiu.