Aderindo à campanha nacional, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira (27) a vacinação da população londrinense com a dose bivalente da Pfizer, que protege contra o vírus original da Covid-19 e também a variante ômicron, que no ano passado voltou a deixar as autoridades sanitárias em alerta com a propagação rápida e o consequentemente aumento no número de casos.

LEIA TAMBÉM: Comunidades terapêuticas vivem cenário de incerteza

Inicialmente, a cidade recebeu 10.500 doses, que serão utilizadas na imunização de idosos a partir dos 70 anos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência e os funcionários destes locais, além dos cidadãos maiores de 12 anos imunossuprimidos. É necessário fazer o agendamento no site da prefeitura (www.londrina.pr.gov.br/).

“A campanha será de forma escalonada. Se a pessoa, por ventura, já tomou duas doses, é o suficiente para receber a bivalente. Com isso se dá por encerrado o esquema vacinal, de acordo com o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde”, explicou Felippe Machado, secretário municipal de Saúde. O intervalo mínimo para receber esta nova dose é de quatro meses em relação a anterior.

A projeção é de que em até três meses a campanha também alcance o restante da população. “A expectativa do Ministério da Saúde é de que até maio iniciemos a vacinação do público em geral maior de 12 anos. É um número considerável neste universo e estamos monitorando a logística e a chegada dessas vacinas”, afirmou.

POUCA PROCURA

Ao mesmo tempo que espera por mais doses, a secretaria tem o desafio de incentivar as pessoas a procurarem as UBS (Unidades Básicas de Saúde). Das quatro mil vagas ofertadas para vacinar com a bivalente nesta semana, apenas 2.200 tinham sido preenchidas nesta segunda-feira. “Isso chama atenção de forma negativa. Temos, por exemplo, 52 mil idosos para serem vacinados, o que é um quantitativo relevante”, alertou. O secretário também refletiu que as pessoas são movidas pelo senso de urgência.

EXPECTATIVA

No posto de saúde do Parque Ouro Branco, na região sul, 70% dos agendamentos nesta segunda eram de pessoas acima dos 70 anos e imunossuprimidos. “Esperamos que os pacientes compareceram e que tenha uma boa adesão para que possamos terminar com a Covid e voltar a vida ao normal”, comentou a coordenadora da unidade, Vera Lúcia Roncarati.

CASOS

A FOLHA questionou a Secretaria Municipal de Saúde sobre o número de vacinados com primeira, segunda, terceira e quarta dose na cidade, entretanto, os dados não foram repassados até a finalização da matéria. Desde o início da pandemia, o município contabilizou 161.202 casos confirmados da doença, com 158.343 curados e 2.675 óbitos.

Entre os dias 17 e 24 de fevereiro, último boletim divulgado pela prefeitura, foram 268 novos positivados com a Covid e 223 pessoas que venceram a doença. Faz mais de um mês que não são registradas novas mortes no município.

INCENTIVO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi vacinado, nesta segunda-feira, pelo vice-presidente Geraldo Alckmin com a dose bivalente contra Covid-19, em Guará (DF). O ato ocorreu durante o lançamento da campanha nacional. "Na hora que vocês verem um aviso que está dando vacina no bairro de vocês, pelo amor de Deus, não sejam irresponsáveis. Se tiver vacina, vai lá tomar. A vacina é uma garantia de vida. Por isso, hoje tomei a quinta vacina e se tiver a sexta vou tomar”, incentivou. (Com Folhapress)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.