O movimento encabeçado por entidades do setor produtivo e lideranças políticas de Londrina que busca atrair o investimento bilionário gerado com a nova Escola de Sargentos do Exército tem garantido novas chances para o município continuar no páreo. Um dos principais articuladores da medida, o chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, o general Júlio César de Arruda, virá a Londrina na manhã desta sexta-feira (6).

O objetivo da visita será realizar a mesma avaliação feita recentemente em Ponta Grossa (Campos Gerais), município que ofereceu o terreno onde está localizada a Fazenda Modelo da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para a construção do empreendimento, que deverá custar R$ 1,5 bilhão. Assim com Ponta Grossa, Santa Maria (RS) e Abreu e Lima, na Região Metropolitana de Recife (PE), são finalistas deste processo, que começou com 16 municípios.

No encontro com o prefeito Marcelo Belinati (PP) e com os secretários municipais, o militar deverá solicitar informações técnicas, como aspectos da legislação ambiental e do Código de Posturas do Municípios, entre outras informações. Em seguida, a comitiva deverá sobrevoar a região.

Leia Mais: Londrina volta a ter esperança na disputa pela Escola de Sargentos

A cidade que sediar a nova Escola de Sargentos do Exército deverá ser beneficiada também economicamente, uma vez que o empreendimento está sendo planejado para atrair um contingente de cerca de 8 mil pessoas. A nova sede vai integrar as estruturas de duas unidades do Exército: a Escola de Sargentos das Armas, localizada em Três Corações (MG), e a Escola de Sargentos de Logística, no Rio de Janeiro. A vinda de alunos, instrutores, corpo administrativo e os próprios familiares dos militares é vista como um propulsor para o desenvolvimento socioeconômico, beneficiando setores como o comércio, educacional, serviços e do turismo.

A expectativa, segundo o comandante-geral do Exército Brasileiro, o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, é que a cidade-sede do novo empreendimento seja escolhida ainda em agosto.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.