.
. | Foto: Saulo Ohara/20-08-2018

Professores da UEL (Universidade Estadual de Londrina) aprovaram na tarde desta terça-feira (2) a deflagração da greve imediata no campus. Os docentes que fazem parte do Sindiprol/Aduel (Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Estadual de Londrina e Região) se reuniram em assembleia, que teve início às 14h,. no Pinicão (Anfiteatro Cyro Grossi). Os servidores pedem o pagamento da inflação do último ano, de 4,94%, mais um plano de aumentos para recuperação das perdas. A defasagem dos salários em relação à inflação já passa de 17%.

Além da aprovação da greve imediata, a maioria dos presentes votou pela suspensão do calendário acadêmico, no entanto, de acordo com o presidente do Sindiprol, Ronaldo Gaspar, os professores aguardam uma reunião do Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), para definir se o calendário será suspenso ou não.

Os servidores técnico-administrativos do HU (Hospital Universitário) aprovaram a adesão à greve do funcionalismo público paranaense, em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (2). Na tarde desta terça, os servidores da UEL também deliberaram pela paralisação.

De acordo com o presidente da Assuel (Sindicato dos Servidores Públicos Técnico-administrativos da UEL), Arnaldo Mello, embora a greve tenha sido aprovada nesta terça, o início será apenas na próxima segunda-feira (8). "Legalmente temos 72 horas para organizar o comando de greve e avisar as autoridades. Precisamos comunicar a Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), o governo, o prefeito, nosso reitor e a superintendente do HU", esclarece Mello.

LEIA MAIS:

Técnicos do HU decidem entrar em greve

Em relação ao HU, laboratórios de pesquisas, HV (Hospital Veterinário) e COU (Clínica Odontológica Universitária), o presidente da Assuel ressalta que funcionarão somente serviços essenciais. "Pelo HU ser um hospital de alta complexidade, é preciso ter um cuidado muito grande na atenção aos pacientes. Teremos um comando de greve lá. No HV também vamos organizar, pois não podemos colocar a vida dos animais em risco. Já em relação ao COU, serão realizados somente atendimentos de hemorragia, abscesso e trauma. Os outros atendimentos serão suspensos", reforça.

“Diante da negativa do governo em negociar com os servidores que já estão com os salários congelados há mais de três anos, mais de 90% da categoria votou a favor da greve”, declara Mello. A partir desta quarta-feira (3), o sindicato começará a organizar o comando de greve que vai definir as ações para a próxima semana.

Uenp

Os professores dos campi de Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio da Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) estão em greve desde a última quinta-feira (27). Após a deflagração, foram definidos os comandos de greve e a comissão de ética dos campi. Conforme o Sindiprol, que também representa os professores e servidores dos campi da Uenp, uma nova assembleia foi convocada para quarta-feira (3) para deliberar sobre os rumos do movimento.