O tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 é "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". A redação integra o primeiro dia de prova, realizada neste domingo (13). A professora de oficina de redação do Colégio Marista de Londrina, Lais Marina Souza Sorace, afirmou que os professores da áreas de linguagem e professores de ciências humanas ficaram contentes e satisfeitos com o tema proposto.

"É um tema que surpreende por ter passado na aprovação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), porque abre precedente para falar de algumas inconsistências do governo atual, porém acredito que o tema tenha caráter universal com os quais as escolas trabalharam", afirmou.

De acordo com ela, os alunos, de maneira geral, devem ter gostado, porque é um tema recorrente em todas as mídias sociais. "Lendo a frase tema, ela é bastante abrangente. Ao ler o eixo do Ministério da Cidadania o que eles definem como sendo povos tradicionais brasileiros, acredito que vá para as prerrogativas de que são as comunidades quilombolas e os povos indígenas e quais os desafios para a valorização desse povo", observou. Segundo ela, é possível desenvolver o tema usando filmes (como Medida Provisória) ou letras de música. "Dá para trabalhar em torno da questão do preconceito contra esses povos e a falta de conhecimento dessas comunidades como sendo responsáveis pela identidade original do brasileiro. Até a Semana de Arte Moderna de 1922 dá para usar como repertório", acrescentou.

RISCOS

Sorace explicou que, embora o tema abra precedente para bastante repertório, o perigo é ir muito para a parte de preconceito racial e ficar arraigado nessas questões. "Ou, o que sempre falo para os alunos, é que todo tema com eixo social como esse abre precedente para as pessoas falarem mal do governo e isso é uma cilada. A pessoa que culpabiliza, só fala mal não argumentou. Se não prestar atenção nisso, ao ver que o tema trabalha com a sociedade e não com a máquina pública, corre o risco de tangenciar o tema."

Os participantes foram solicitados a redigir um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas. A nota máxima da redação é mil pontos, por isso a avaliação escrita possui peso considerável na nota final do estudante, podendo alavancar as chances de ingressar no ensino superior e no curso almejado.

O Inep cobra cinco competências na redação do Enem: domínio da escrita formal da língua portuguesa; compreender o tema e não fugir do que é proposto; selecionar, organizar e interpretar fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e respeito aos direitos humanos.

O Enem possibilita o ingresso no ensino superior em instituições públicas e privadas, por meio dos programas: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Mais de 3 milhões de pessoas se inscreveram no Enem deste ano. Neste domingo, além da redação, são aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Os participantes têm cinco horas e trinta minutos para realizar o exame. (Com Agência Brasil)

¨¨¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.