Desde o começo do ano a pergunta que paira no ar na vida dos estudantes candidatos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é “qual será o tema da redação?”. O fato é que se sair bem na prova de redação não depende de fórmulas prontas ou de domínio do tema cobrado.

Uma boa nota na redação do Enem é o resultado da capacidade dos candidatos em mobilizar conhecimentos e argumentar com coerência e técnica de escrita. Decorar citações famosas ou memorizar conceitos não garantirá ao aluno o sucesso esperado.

OUÇA O QUARTO EPISÓDIO DO PODCAST DA FOLHA ENEM 2022

“O importante é que o estudante esteja antenado às atualidades, saiba que existe infinitas possibilidades para o Enem e que se trata de uma prova de argumentação por meio de fatos e não especulação, saber o tema não significa nota máxima”, pontua a professora de redação do Colégio Marista de Londrina, Lais Marina de Souza.

Uma boa nota na redação do Enem é o resultado da capacidade dos candidatos em mobilizar conhecimentos e argumentar com coerência e técnica de escrita
Uma boa nota na redação do Enem é o resultado da capacidade dos candidatos em mobilizar conhecimentos e argumentar com coerência e técnica de escrita | Foto: iStock

A questão é sobre o preparo e não sobre o tema em si, o êxito está na sagacidade do aluno em como abordar o tema proposto a partir do seu próprio repertório, é esse raciocínio que precisa ser feito na hora da avaliação, como pontua a professora: “Um aluno bom em redação não é aquele que gosta mais de linguagens ou se sai melhor em gramática, mas aquele que consegue mobilizar a sua área de afinidade para fazer a redação”.

Repertório para a redação é tudo aquilo que o aluno aprendeu, conheceu e absorveu ao longo da sua trajetória educacional e de vida. Um estudante com domínio em biologia, pode muito bem usar o conteúdo que tem afinidade para relacionar com temas de outras áreas do conhecimento.

Falar sobre repertório é dizer para que o aluno encontre uma área de conforto, mobilize conhecimentos e defenda argumentos por meio dela. “O repertório é processo, não produto. Quando o aluno aprende isso fica bem mais fácil”, explica Laís Marina de Souza.

O objetivo do Enem é fazer o candidato pensar na realidade do ser e nas problemáticas que estão à sua volta, mas além de repertório é importante técnica de escrita. Ao contrário do que muitos estudantes pensam, a redação também exige treino e tempo de estudo.

"A escrita é técnica. A aula para produção escrita existe justamente para dar instrumentalização para o aluno fazer essa articulação. Daí vem a importância de estudar para a redação, praticando e corrigindo”, reforça o Coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Nilson Douglas Castilho.

OUÇA TAMBÉM: