A professora Roberta Negrão Araújo, da Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) de Cornélio Procópio, avalia que, de forma geral, os municípios do Norte Pioneiro tiveram bom desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) . “A nossa região foi bem. Tem municípios que ainda estão na terceira faixa, mas temos muitos municípios na faixa mais alta”, pontua.

Araújo destaca a valorização e capacitação dos professores e o investimento no aspecto físico e nos materiais das escolas como diferencial dos municípios que se destacaram. "Esses são os fatores que mais impactam. No programa de mestrado em ensino temos recebido muitos professores desses municípios que tiveram índice maior. Temos feito convênio e termos de cooperação com esses municípios e vamos abrir edital de mestrado separadamente para professores dos anos iniciais do ensino fundamental, pois professores que atuam no fundamental 2 e médio possuem um pouco mais de capacitação, mas dos municípios ainda é muito pouco”, destaca.

Araújo lamenta a falta de troca de experiências entre os municípios mais bem classificados e os que tiveram pior desempenho no Ideb. “A gente indica que esses municípios que obtiveram as notas mais altas sejam consultados. O ideal é que esses municípios com resultado melhor socializassem essas experiências com os outros, mas isso não acontece. Pode ser que isso ocorra isoladamente, mas não é uma política pública”, comenta.

Sobre a nota de Quatiguá, a professora ressalta que a queda não é tão importante para os municípios que estão na faixa de desempenho mais alta. “A gente tem que considerar os saltos quantitativos como de São Jerônimo da Serra, que saiu de 5.0 para 5.5, já que o município tem IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] baixo”, destacou.

A professora, no entanto, adverte que a nota do Ideb não pode ser considerada o único indicador de qualidade. “A nota do Ideb é um produto da prova Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica], com a média de aprovação. Não acredito que ter 100% de aprovação seja sinônimo de aprendizagem. A gente não tem que se preocupar só com o índice. Todo mundo fica preocupado com a divulgação do índice do Ideb, mas não se preocupa com as políticas públicas que estão por trás do Ideb ou que deveriam estar e não estão”, aponta.