O Procon-LD (Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina) notificou oito estabelecimentos comerciais da cidade após denúncias de abusos nos preços do álcool em gel e das máscaras.

De acordo com o diretor-executivo do órgão, Gustavo Richa, as denúncias estão sendo apuradas há duas semanas. As notificações foram entregues nesta terça-feira (17). "Uma clínica que fez a denúncia que afirmou que comprava caixas com 50 máscaras por R$ 20 e o preço subiu para R$ 117 pela mesma caixa fornecida pelo mesmo distribuidor com a mesma quantidade de itens", apontou. Richa não soube informar os valores relacionados ao álcool em gel.

LEIA TAMBÉM:

Brasil tem primeira morte pelo novo coronavírus

Arquidiocese recomenda realização de missas com até 50 pessoas

Os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais terão prazo de dez dias para justificar o aumento dos preços por meio de documentos. "Caso se comprove que o aumento foi injustificado, ou seja, que eles estão se aproveitando da vulnerabilidade do consumidor, da fraqueza do consumidor nesse momento de pandemia do coronavírus, eles serão autuados e multados", frisou. Entre os estabelecimentos comerciais notificados estão distribuidoras e farmácias. Os nomes não foram revelados.

Novas denúncias podem ser feitas por meio da página do Procon-LD no Facebook e por meio do celular do diretor-executivo do órgão. O telefone é o (43) 99914-3277. O Procon-PR também recebe denúncias por meio do site www.procon.pr.gov.br. Notas fiscais, fotos e endereços dos estabelecimentos podem ajudar a equipe a identificar os preços abusivos.

A nova sede do Procon em Londrina começa a funcionar na próxima segunda-feira (23), na rua Piauí, 1.117. O horário de atendimento será das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. As senhas serão distribuídas até às 15 horas.

LEIA MAIS:

Avanço do coronavírus ocorreu por deslocamento de pessoas com poucos sintomas

Curitiba tem dois novos casos de coronavírus