Imagem ilustrativa da imagem Prefeito de Bela Vista do Paraíso pede que municípios da região adotem lockdown
| Foto: Ricardo Chicareli-14/08/12

O prefeito de Bela Vista do Paraíso, Fabrício Pastore (DEM), vem pedindo aos chefes do Executivo municipal de outras três cidades vizinhas ao município (Alvorada do Sul, Primeiro de Maio e Sertanópolis) para que também adotem medidas restritivas. O motivo é o grande número de pessoas que circulam entre as quatro cidades, além de Londrina, seja para o trabalho ou o lazer. Conforme o boletim divulgado pela Prefeitura de Bela Vista do Paraíso nesta segunda-feira (15), o município registrou 34 novos casos de Covid-19, elevando para 1.239 o total desde o início da pandemia. Com 27 óbitos, o município registrou um recorde de casos ativos, 182, segundo o último boletim.

À FOLHA, Pastore falou sobre o pedido que fez através de um áudio que vem sendo compartilhado em um aplicativo de mensagens. Na opinião dele, o “melhor momento” para se aplicar as medidas restritivas é nos próximos dias, durante as semanas que antecedem o início do próximo mês. “Se largarmos para fazer na passagem do mês, no dia primeiro que é o dia dos pagamentos, daí prejudica mais. Fechando nesta semana eu acho que vai dar um bom resultado”, avaliou.

Na noite deste domingo, “Jacaré”, como é conhecido, surpreendeu os moradores ao determinar um lockdown completo na cidade. Além da lei seca, determinou o fechamento de bancos, mercados e do comércio até o início da manhã desta segunda-feira (22). Em seguida, entrou em contato com outros prefeitos da região e disse estar confiante sobre a adoção das medidas de forma conjunta. “Eu tenho certeza que estes prefeitos vão estar fechando também porque aqui é muito perto. Para dar certo esse lockdown, o certo seria todas as cidades da região. Só que não podemos falar pelos outros, mas eu acredito que eles vão estar fazendo também”, avaliou.

Questionado, o prefeito lamentou que moradores jovens estejam sendo internados com a doença. Além do óbito de um morador de 26 anos, Bela Vista do Paraíso também foi surpreendida pela morte de uma moradora com apenas 30 anos nesta semana. “Hoje uma moça bem jovem, ela ganhou neném e já estava internada. Muito triste ver pessoas tão jovens. Até pessoas de idade e os jovens está tendo aumento", lamentou.

De acordo com ele, moradores também também têm enfrentado viagens no transporte público metropolitano com os veículos lotados. Desta forma, um novo pedido para o aumento da frota será feito, afirmou.