Imagem ilustrativa da imagem Polícia Científica ganha 96 servidores; três médicos virão para Londrina
| Foto: Arnaldo Alves/ANPr

O governador Ratinho Júnior (PSD) nomeou 96 novos servidores aprovados em concurso público para compor o quadro da Polícia Científica do Paraná. Para Londrina, virão três médicos legistas. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira (12), mas eles ainda precisam tomar posse para começar a atuar.

Além dos médicos, foram nomeados odontolegista, químico legal, toxicologista e peritos de outras áreas técnicas, aprovados em concurso público promovido em 2017. Ainda não há informações dos locais em que serão lotados. O pessoal reforça o quadro da Polícia Científica no Paraná, mas ainda é insuficiente para prestar um trabalho satisfatório para a população, avalia o presidente do Sinpoapar (Sindicato dos Peritos Oficiais e Auxiliares do Paraná), Paulo Zempulski.

De acordo com ele, o quadro funcional da Polícia Científica tem 1.027 postos, mas, com as nomeações, o setor vai operar com 36% do pessoal necessário – atualmente, com 286 servidores, estão preenchidos 27,8%. “Da segurança pública do Paraná, a pior situação é a nossa. [A nomeação] Vai melhorar para a gente, mas, para a população, ainda deixa muito a desejar”, afirma.

Ele diz que a falta de profissionais cria uma “fila” de perícias que acaba atrasando os processos. “Tem algumas que poderiam ser feitas em dez dias e acabam levando um ano ou dois para ficarem prontas porque faltam profissionais. Nos laboratórios de informática, tem quase 20 mil equipamentos aguardando para serem periciados”, conta.

Em junho de 2018, o Ministério Público do Paraná cobrou da Polícia Cientifica melhorias nos serviços prestados no IML (Instituto Médico Legal), já que o quadro de peritos e outros funcionários estava abaixo da necessidade para atender a população.

O IML, aliás, funcionava até o ano passado em um prédio provisório na zona oeste de Londrina, até que o ex-governador Beto Richa (PSDB), às vésperas de renunciar para concorrer ao Senado Federal, inaugurou o novo prédio, com três anos de atraso. Apesar das instalações adequadas, a equipe permaneceu defasada.

A reportagem perguntou à Secretaria de Segurança Pública o número de servidores da Polícia Científica em Londrina e no Paraná, quando os nomeados tomarão posse e passarão a trabalhar e par quais localidades seriam destinados.

Entretanto, a pasta apenas respondeu que "está em andamento um concurso da Polícia Científica" e que "a previsão é nomear já nos próximos dias mais de 90 servidores, dentre eles peritos e médicos-legistas, que vão passar por instrução e deverão iniciar os trabalhos nos próximos meses".